Este artigo tem como objeto de estudo as contribuições dos resultados das avaliações externas de larga escala - SPAECE Alfa, para a construção de boas práticas de gestão para a aprendizagem. Assim, justifica-se a partir dos debates recorrentes no ambiente de formação continuada de gestão sobre os desafios enfrentados para se obter bons resultados de aprendizagens das crianças matriculadas no 2° ano da rede de ensino do município de Acopiara-CE. Durante o ano letivo, são realizadas as avaliações de entrada para diagnosticar a situação de aprendizagem dos alunos e, nesse processo, é realizada a avaliação formativa para observar o que os alunos consolidaram e o que é necessário replanejar na rota de ensino para a obtenção das metas desejadas. Nessa perspectiva, traz como objetivo geral compreender como acontecem as práticas pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, com base nos resultados das avaliações externas, e como objetivos específicos: analisar as práticas pedagógicas realizadas nessa etapa, nas instituições de ensino; refletir sobre as estratégias aplicadas para o alcance de resultados positivos e discutir estratégias de aprendizagem a partir dos resultados das avaliações de larga escala realizadas no ano de 2022 e 2023. O estudo caracteriza-se como quantitativo, já que serão avaliados os resultados das avaliações SPAECE Alfa 2022; e qualitativo, com vistas à análise teórica apoiada nas contribuições de Luckesi (2014) e Tyler (1934) sobre avaliação da aprendizagem, e nas reflexões de Look (2011) sobre gestão pedagógica. Conclui-se que, mesmo com muitos investimentos na aplicabilidade de avaliações externas e em formações continuadas de gestão sobre o tema, ainda se constata que o processo de gestão precisa ser melhor qualificado no tocante às estratégias de consolidação das habilidades para a garantia do sucesso do processo de alfabetização.