Tendo em vista que mesmo a geografia política sendo uma ciência que estuda a interação entre sociedade, estado e território e por consequência as relações entre espaço e poder, muitas vezes os professores acabam por focar em questões fora da realidade do aluno, portanto para o cidadão (em formação) possa compreender a relação espaço e poder que existe na sua vivência ele precisa aprender a Geografia política na escala local , sendo assim, pesquisou-se sobre a geografia política local na formação dos estudantes da educação básica, a fim de discutir a importância da geografia política em escala local na educação básica e como ela pode ser construída de maneira eficaz junto ao currículo escolar. Para tanto, é necessário discutir a importância da geografia política local na formação cidadã crítica em relação ao currículo escolar, entender a relevância da Geografia Política para a Educação brasileira; entender a relação entre Cidadania e a Geografia; e por fim compreender a abordagem da Geografia Política Local na Educação Básica a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como metodologia esse trabalho utilizou uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico sobre a definição de Geografia Política e a sua relação com a educação; uma pesquisa documental através da BNCC para compreender os conteúdos que a base curricular traz como abordagem para a Geografia Política de base Local. Diante disso, verifica-se que que a existe uma lacuna no âmbito de Geografia Política Local diante da educação básica para a formação do aluno como cidadão, o que impõe a constatação de que é necessário uma abordagem acerca dos elementos da política em escala local em sala de aula, uma vez que trabalhar a realidade do estudante auxilia na formação dele como cidadão e a consolidação do processo de ensino aprendizagem no tocante da Geografia Política Local.