ORIENTE, Silvana Barreto. O novo ensino médio no estado do amazonas. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/95088>. Acesso em: 23/12/2024 05:34
A reforma curricular do Ensino Médio (EM) tem sido discutida por todas as redes de ensino no Brasil. Neste trabalho discorremos sobre o Novo Ensino Médio (NEM) no contexto do Estado do Amazonas. Partimos do questionamento: como a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC/AM) organizou a sua proposta para o NEM? O objetivo geral é proporcionar subsídios aos docentes e equipes pedagógicas e administrativas que atuam nas escolas de EM da rede estadual do Amazonas. Para tal, propomos apresentar as principais mudanças apresentadas pela reforma do EM e descrever como a SEDUC/AM organizou essas alterações no contexto amazonense. O caminho metodológico parte de uma pesquisa bibliográfica e documental, na qual são analisados o Guia de Implementação do NEM, A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Proposta Curricular e Pedagógica do EM (PCPEM) e o Documento Orientador de implementação do NEM do Amazonas, a partir de uma abordagem qualitativa, amparada teórica e metodologicamente pelo campo dos estudos pós-críticos em educação. Os principais resultados encontrados sugerem que a SEDUC/AM atendeu ao que foi proposto pelo MEC, para adequação de sua da PCPEM e atende ao que foi proposto pelo NEM.