Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA E FOTOGRAFIA: A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE CONSCIÊNCIA E TEMPO HISTÓRICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98012
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4476
    "inscrito_id" => 19154
    "titulo" => "HISTÓRIA E FOTOGRAFIA: A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE CONSCIÊNCIA E TEMPO HISTÓRICO"
    "resumo" => "O presente artigo propôs uma prática pedagógica utilizando fotografias como ferramenta para o ensino e a aprendizagem de fatos históricos no Brasil do século XX. O objetivo foi verificar se o uso dessas práticas diferenciadas, estimulam o processo de ensino-aprendizagem, promovendo a compreensão crítica do passado e a construção de significados para os alunos. A fundamentação teórica é embasada nas perspectivas dos historiadores Jörn Rüsen e Peter Lee, que defendem a importância de um aprendizado da história que vá além da simples memorização de fatos e datas. Eles enfatizam a necessidade de desenvolver a consciência histórica e a capacidade de aplicar o conhecimento histórico para compreender o presente e moldar o futuro. A pesquisa foi realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio. Foi adotada uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante com perspectiva exploratória, apresentando uma revisão da literatura de produções científicas disponíveis que abordam a temática da produção de fotografias como prática pedagógica que estimula a consciência crítica no ensino de História. Entre as discussões e resultados ao longo do estudo, verificou-se que as fotografias como prática pedagógica corroboram com as teorias defendidas por Jörn Rüsen e Peter Lee e que podem contribuir para um aprendizado significativo no ensino de História, usando o desenvolvimento da capacidade criativa dos alunos em relatar um fato histórico através do seu olhar, bem como, fornecer subsídios para aprimorar o ensino de História. Em resumo, este estudo busca investigar o impacto do uso de fotografias como recurso pedagógico na aprendizagem de fatos históricos, buscando desenvolver a compreensão crítica dos alunos e promover uma abordagem ativa e reflexiva do conhecimento histórico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19154_TB4476_11112023153225.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILKA CHRISTINE GODINHO LOUREIRO"
    "autor_nome_curto" => "MILKA LOUREIRO"
    "autor_email" => "milka_chris@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98012
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4476
    "inscrito_id" => 19154
    "titulo" => "HISTÓRIA E FOTOGRAFIA: A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE CONSCIÊNCIA E TEMPO HISTÓRICO"
    "resumo" => "O presente artigo propôs uma prática pedagógica utilizando fotografias como ferramenta para o ensino e a aprendizagem de fatos históricos no Brasil do século XX. O objetivo foi verificar se o uso dessas práticas diferenciadas, estimulam o processo de ensino-aprendizagem, promovendo a compreensão crítica do passado e a construção de significados para os alunos. A fundamentação teórica é embasada nas perspectivas dos historiadores Jörn Rüsen e Peter Lee, que defendem a importância de um aprendizado da história que vá além da simples memorização de fatos e datas. Eles enfatizam a necessidade de desenvolver a consciência histórica e a capacidade de aplicar o conhecimento histórico para compreender o presente e moldar o futuro. A pesquisa foi realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio. Foi adotada uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante com perspectiva exploratória, apresentando uma revisão da literatura de produções científicas disponíveis que abordam a temática da produção de fotografias como prática pedagógica que estimula a consciência crítica no ensino de História. Entre as discussões e resultados ao longo do estudo, verificou-se que as fotografias como prática pedagógica corroboram com as teorias defendidas por Jörn Rüsen e Peter Lee e que podem contribuir para um aprendizado significativo no ensino de História, usando o desenvolvimento da capacidade criativa dos alunos em relatar um fato histórico através do seu olhar, bem como, fornecer subsídios para aprimorar o ensino de História. Em resumo, este estudo busca investigar o impacto do uso de fotografias como recurso pedagógico na aprendizagem de fatos históricos, buscando desenvolver a compreensão crítica dos alunos e promover uma abordagem ativa e reflexiva do conhecimento histórico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19154_TB4476_11112023153225.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILKA CHRISTINE GODINHO LOUREIRO"
    "autor_nome_curto" => "MILKA LOUREIRO"
    "autor_email" => "milka_chris@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo propôs uma prática pedagógica utilizando fotografias como ferramenta para o ensino e a aprendizagem de fatos históricos no Brasil do século XX. O objetivo foi verificar se o uso dessas práticas diferenciadas, estimulam o processo de ensino-aprendizagem, promovendo a compreensão crítica do passado e a construção de significados para os alunos. A fundamentação teórica é embasada nas perspectivas dos historiadores Jörn Rüsen e Peter Lee, que defendem a importância de um aprendizado da história que vá além da simples memorização de fatos e datas. Eles enfatizam a necessidade de desenvolver a consciência histórica e a capacidade de aplicar o conhecimento histórico para compreender o presente e moldar o futuro. A pesquisa foi realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio. Foi adotada uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante com perspectiva exploratória, apresentando uma revisão da literatura de produções científicas disponíveis que abordam a temática da produção de fotografias como prática pedagógica que estimula a consciência crítica no ensino de História. Entre as discussões e resultados ao longo do estudo, verificou-se que as fotografias como prática pedagógica corroboram com as teorias defendidas por Jörn Rüsen e Peter Lee e que podem contribuir para um aprendizado significativo no ensino de História, usando o desenvolvimento da capacidade criativa dos alunos em relatar um fato histórico através do seu olhar, bem como, fornecer subsídios para aprimorar o ensino de História. Em resumo, este estudo busca investigar o impacto do uso de fotografias como recurso pedagógico na aprendizagem de fatos históricos, buscando desenvolver a compreensão crítica dos alunos e promover uma abordagem ativa e reflexiva do conhecimento histórico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.