A formação docente precisa dialogar com a cultura digital, tendo em vista novos cenários de aprendizagem e as transformações das práticas de linguagens e letramentos diante das potencialidades das mídias digitais. Em sintonia com esse cenário, a Residência Pedagógica do Núcleo de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE-UAEADTec considera os desafios da formação inicial docente de residentes no contexto da Educação a Distância, com a participação de 10 licenciandos bolsistas e 2 voluntários que atuam nas escolas parceiras de Pesqueira e Recife. Propõe-se o repensar de estratégias metodológicas em diálogo com inovações pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa/Literatura. Prioriza-se uma concepção crítico-democrática de currículo, considerando-se a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e o Currículo de Pernambuco (2021). Na BNCC, as habilidades/competências de Língua Portuguesa estão agrupadas em práticas de linguagem: leitura, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica. O desenho da formação docente prioriza a autonomia e o protagonismo dos residentes na elaboração de projetos de intervenção, intitulados PAPE- Planos de Ação Pedagógica, com foco em metodologias ativas. Neste trabalho, será apresentada a etapa do planejamento pedagógico para a etapa de regência nas escolas parceiras do PRP. Quanto à metodologia, adota-se a pesquisa-ação, considerando-se avaliação diagnóstica de demandas de aprendizagem de discentes da Educação Básica, elaboração do PAPE, imersão e regência de aulas/oficinas pedagógicas nas escolas. Os resultados apontam para a consolidação da identidade docente dos residentes, em conexão com proposta de formação ancorada no dialogismo e na pedagogia do diálogo como eixos norteadores.