Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECONHECENDO AÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL POR PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O marco central desse estudo foi a III Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro do Norte – CE, realizada entre os dias 23 a 25 de janeiro de 2023, com uma programação voltada para o tema “Acolher e Educar: práticas basilares para as aprendizagens”, na programação foi realizadas Oficinas Pedagógicas para os docentes, entre elas a oficina “Educação Física (Des)Colonizando as práticas corporais” ministrada pelo autor do estudo, com objetivo de refletir sobre as práticas corporais da Educação Física na escola para um olhar decolonial. Nesse sentido o presente estudo visa apresentar o levantamento realizado sobre o reconhecimento das práticas decoloniais nas escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro do Norte – CE a partir dos/as professores/as de Educação Física. O questionário era composto por (06) seis áreas temáticas: Diversidade de Gênero; Esportes de origem de povos tradicionais; Educação Étnico Racial; Formação Inicial para a Educação Decolonial, Formação Docente Continuada para a Educação Decolonial e Visão de Corpo na Educação Física. A análise dos dados foi obtida por média de resposta em cada item para cada uma das áreas e analisada de forma de percentual para análise da rede. Que apresentou que a área Visão do Corpo na Educação Física foi a que apresentou maiores indicativos com atributos para educação decolonial presente na escola, já a área Esportes de Origem de Povos Tradicionais foi a área com menos indicativos de sua prática nas escolas. As áreas Diversidade de Gênero, Educação Ético Racial, Formação Inicial e Formação Docente Continuada aparecem como medianas para as características com presente na escola, mas ainda em processo de qualificação ou que ainda não é considerada satisfatória. Demostrando que o olhar pela perspectiva decolonial, e para as práticas das epistemologias do sul na rede ainda estão tímidas e necessitam de maiores evidências.

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