Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS(AS) PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Debates em torno da valorização docente consistem em um processo histórico. Contudo, tais discussões nos movem a refletir sobre a valorização profissional dos professores(as), em especial, da Educação Infantil. Para explorar tal lacuna, o presente artigo busca discutir o contexto histórico das políticas públicas de valorização docente na Educação Infantil, bem como refletir acerca das condições de trabalho e suas implicações para uma educação de qualidade na Educação Infantil. A natureza da pesquisa é básica, de abordagem qualitativa, tendo as pesquisas bibliográfica e documental como caminhos para as reflexões apresentadas. A pesquisa está pautada à luz dos teóricos: Locatelli e Vieira (2019) Kuhlmann, (2010) e outros; além de documentos oficiais, como: a Constituição Federal (1988), Rcnei (1998) Dcnei (2009), LDBEN 9.394/1996, o PNE (2014-2024) (BRASIL, 1988, 1996, 2014). Os resultados indicaram que, a valorização docente está para além da remuneração, ela se configura em boas condições de trabalho, de formação continuada, remuneração digna para que se promova uma educação de qualidade. Nesse sentido, compreendemos que é necessário investir na valorização dos professores(as), para que tenham condições plenas de realizar um efetivo exercício da profissão, promovendo assim, uma educação de qualidade. Na Educação Infantil, a efetivação dos direitos das crianças a uma educação de qualidade, pressupõe que o Estado garanta condições de formação, respeitando os profissionais nos seus direitos à valorização.

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