A proposta dessa pesquisa é verificar e analisar a implementação da Lei Federal 10.639/03, que determina o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em três escolas da rede estadual de Araraquara/SP. Para isso, a investigação ocorrerá na modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio, a partir das práticas pedagógicas voltadas para o ensino de Sociologia, além da análise do Projeto Político Pedagógico das escolas selecionada para verificação do comprometimento com a efetivação Lei 10.639/03. Essa pesquisa se configurará como bibliográfica, por considerar o levantamento bibliográfico teórico-conceitual acerca da temática pesquisada, e, também se configurará como pesquisa documental, ao considerar na análise os documentos educacionais, como a BNCC, o Currículo Paulista e o Projeto Político Pedagógico das escolas selecionadas. Os instrumentos utilizados na produção dos dados serão: questionário, roteiro de entrevistas e, a análise documental. O questionário será utilizado a fim de conhecer o perfil dos professores de Sociologia e dos coordenadores das unidades escolares. O roteiro de entrevistas terá o intuito de colher informações sobre como acontece, nas aulas de Sociologia, o trabalho acerca da educação étnico-racial, quais são os recursos utilizados pelos professores ao trabalhar a temática, se o trabalho com a diversidade étnico-racial é realizado durante todo o ano escolar ou apenas em datas específicas como o dia da Consciência Negra. A metodologia utilizada será história oral, pois a partir dos relatos e experiências das professoras e dos professores das escolas selecionadas, espera-se que eles relatem se, e de que forma, trabalham a diversidade étnico-racial no ensino de Sociologia, para o ensino médio da EJA. A finalidade dessa pesquisa é aprofundar a compreensão acerca da implementação da Lei Federal 10.639/03, por meio do currículo e das práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos, e no ensino de Sociologia, nas escolas selecionadas.