Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FOMENTANDO A CULTURA MAKER NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) APLICANDO A METODOLOGIA PEER INSTRUCTION.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97440
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3712
    "inscrito_id" => 17231
    "titulo" => "FOMENTANDO A CULTURA MAKER NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) APLICANDO A METODOLOGIA PEER INSTRUCTION."
    "resumo" => "A cultura Maker nasceu do pensamento “faça você mesmo”, partindo deste princípio, a mesma tem como principais objetivos a ideia do “mão na massa”, criação e modificação de objetos, projetos e soluções. Os jovens e adultos trazem consigo um conhecimento vasto de experiências adquiridas no decorrer de sua vida, desse modo, a cultura Maker pode trazer esse conhecimento na prática para a sala de aula e além disso, proporcionar novos conhecimentos. No contexto da educação, ela aparece como um abordagem pedagógica, buscando integrar os conhecimentos adquiridos pelo educando com os princípios da cultura Maker. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a Cultura Maker, baseando-se na metodologia “Peer Instruction”, uma metodologia de ensino que combinada com a Cultura Maker, pode trazer um estudo diferente que trabalha de forma eficiente a criatividade dos alunos. Como referencial teórico foram referenciados Paulo Blikstein (2013), Freire (1996), Eric Mazur (1997), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada no âmbito da EJA, a partir da oferta de uma oficina de Cultura Maker para 10 educandos da escola estadual EREM Prof° Ione de Góes Barros, na cidade de Afogados da Ingazeira-PE. Durante a aplicação da oficina, foram utilizados como material de apoio, computadores e placas de Arduíno, os resultados apontam que os educandos, de início, apresentaram receio por estarem em contato com alguns conceitos novos e por não terem contato com algumas tecnologias utilizadas. Ao final da oficina os participantes declararam que obtiveram conhecimentos significativos dos conteúdos que foram trabalhados e gostariam que a abordagem fosse utilizada com mais frequência em sala de aula. Conclui-se que o objetivo deste estudo obteve sucesso na aplicação de novas formas da metodologia utilizada, apresentando aos sujeitos participantes aspectos da cultura Maker."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17231_TB3712_13112023202110.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA RAFAEL DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA"
    "autor_email" => "mcrl1@discente.ifpe.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97440
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3712
    "inscrito_id" => 17231
    "titulo" => "FOMENTANDO A CULTURA MAKER NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) APLICANDO A METODOLOGIA PEER INSTRUCTION."
    "resumo" => "A cultura Maker nasceu do pensamento “faça você mesmo”, partindo deste princípio, a mesma tem como principais objetivos a ideia do “mão na massa”, criação e modificação de objetos, projetos e soluções. Os jovens e adultos trazem consigo um conhecimento vasto de experiências adquiridas no decorrer de sua vida, desse modo, a cultura Maker pode trazer esse conhecimento na prática para a sala de aula e além disso, proporcionar novos conhecimentos. No contexto da educação, ela aparece como um abordagem pedagógica, buscando integrar os conhecimentos adquiridos pelo educando com os princípios da cultura Maker. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a Cultura Maker, baseando-se na metodologia “Peer Instruction”, uma metodologia de ensino que combinada com a Cultura Maker, pode trazer um estudo diferente que trabalha de forma eficiente a criatividade dos alunos. Como referencial teórico foram referenciados Paulo Blikstein (2013), Freire (1996), Eric Mazur (1997), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada no âmbito da EJA, a partir da oferta de uma oficina de Cultura Maker para 10 educandos da escola estadual EREM Prof° Ione de Góes Barros, na cidade de Afogados da Ingazeira-PE. Durante a aplicação da oficina, foram utilizados como material de apoio, computadores e placas de Arduíno, os resultados apontam que os educandos, de início, apresentaram receio por estarem em contato com alguns conceitos novos e por não terem contato com algumas tecnologias utilizadas. Ao final da oficina os participantes declararam que obtiveram conhecimentos significativos dos conteúdos que foram trabalhados e gostariam que a abordagem fosse utilizada com mais frequência em sala de aula. Conclui-se que o objetivo deste estudo obteve sucesso na aplicação de novas formas da metodologia utilizada, apresentando aos sujeitos participantes aspectos da cultura Maker."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17231_TB3712_13112023202110.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA RAFAEL DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA"
    "autor_email" => "mcrl1@discente.ifpe.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A cultura Maker nasceu do pensamento “faça você mesmo”, partindo deste princípio, a mesma tem como principais objetivos a ideia do “mão na massa”, criação e modificação de objetos, projetos e soluções. Os jovens e adultos trazem consigo um conhecimento vasto de experiências adquiridas no decorrer de sua vida, desse modo, a cultura Maker pode trazer esse conhecimento na prática para a sala de aula e além disso, proporcionar novos conhecimentos. No contexto da educação, ela aparece como um abordagem pedagógica, buscando integrar os conhecimentos adquiridos pelo educando com os princípios da cultura Maker. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a Cultura Maker, baseando-se na metodologia “Peer Instruction”, uma metodologia de ensino que combinada com a Cultura Maker, pode trazer um estudo diferente que trabalha de forma eficiente a criatividade dos alunos. Como referencial teórico foram referenciados Paulo Blikstein (2013), Freire (1996), Eric Mazur (1997), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada no âmbito da EJA, a partir da oferta de uma oficina de Cultura Maker para 10 educandos da escola estadual EREM Prof° Ione de Góes Barros, na cidade de Afogados da Ingazeira-PE. Durante a aplicação da oficina, foram utilizados como material de apoio, computadores e placas de Arduíno, os resultados apontam que os educandos, de início, apresentaram receio por estarem em contato com alguns conceitos novos e por não terem contato com algumas tecnologias utilizadas. Ao final da oficina os participantes declararam que obtiveram conhecimentos significativos dos conteúdos que foram trabalhados e gostariam que a abordagem fosse utilizada com mais frequência em sala de aula. Conclui-se que o objetivo deste estudo obteve sucesso na aplicação de novas formas da metodologia utilizada, apresentando aos sujeitos participantes aspectos da cultura Maker.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.