Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDOS INTEGRADOS E O DESENVOLVIMENTO DOS POTENCIAIS EDUCATIVOS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os espaços não escolares constituem ambientes de educabilidades plurais, representados por zoológicos, museus, comunidades, jardins botânicos, entre outros. São ambientes com alto potencial educativo para o desenvolvimento de habilidades e competências nos diferentes segmentos da sociedade. Contudo, os conhecimentos mobilizados nestes espaços devem ser tratados de forma crítica, interdisciplinar e contextualizados. Esta proposta tem como objetivo desenvolver a Alfabetização Científica nos espaços não escolares, valorizando os diferentes saberes na compreensão de situações-problemas na perspectiva de soluções. As atividades estão sendo realizadas em João Pessoa, envolvendo o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Comunidade São Rafael e a Escola Antônia Rangel de Farias. São realizados trabalhos de forma articulada entre alguns setores da UFPB, a população envolvida e profissionais de áreas afins. No Parque Zoobotânico Arruda Câmara são desenvolvidas abordagens como: 1- processos, voltados à reeducação socioambiental de visitantes, estudantes da educação básica e moradores circunvizinho; 2 - estudos relativos às obras de limpeza e filtragem das galerias pluviais, 3 - ressignificação das trilhas existentes na programação do parque com o intuito de valorizar a fauna e flora riquíssima existente. Na Comunidade São Rafael, são tratados temas do cotidiano, valorizando a visibilidade social, educação ambiental crítica enfatizando a Alfabetização Científica para jovens e adultos, cujos temas versam sobre tratamento de resíduos/saneamento, biodiversidade, qualidade de vida e saúde pública. Na Escola Estadual Antônia Rangel de Farias as ações englobam a ciência no cotidiano por experimentos e estudos de campo, articulados aos demais ambientes de estudo. O projeto proporciona o intercâmbio de saberes entre os três espaços educativos desenvolvendo o exercício da cidadania de modo crítico e reflexivo e a conexão entre os saberes da população e o conhecimento científico para compreensão da realidade social.

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