Os espaços não escolares constituem ambientes de educabilidades plurais, representados por zoológicos, museus, comunidades, jardins botânicos, entre outros. São ambientes com alto potencial educativo para o desenvolvimento de habilidades e competências nos diferentes segmentos da sociedade. Contudo, os conhecimentos mobilizados nestes espaços devem ser tratados de forma crítica, interdisciplinar e contextualizados. Esta proposta tem como objetivo desenvolver a Alfabetização Científica nos espaços não escolares, valorizando os diferentes saberes na compreensão de situações-problemas na perspectiva de soluções. As atividades estão sendo realizadas em João Pessoa, envolvendo o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Comunidade São Rafael e a Escola Antônia Rangel de Farias. São realizados trabalhos de forma articulada entre alguns setores da UFPB, a população envolvida e profissionais de áreas afins. No Parque Zoobotânico Arruda Câmara são desenvolvidas abordagens como: 1- processos, voltados à reeducação socioambiental de visitantes, estudantes da educação básica e moradores circunvizinho; 2 - estudos relativos às obras de limpeza e filtragem das galerias pluviais, 3 - ressignificação das trilhas existentes na programação do parque com o intuito de valorizar a fauna e flora riquíssima existente. Na Comunidade São Rafael, são tratados temas do cotidiano, valorizando a visibilidade social, educação ambiental crítica enfatizando a Alfabetização Científica para jovens e adultos, cujos temas versam sobre tratamento de resíduos/saneamento, biodiversidade, qualidade de vida e saúde pública. Na Escola Estadual Antônia Rangel de Farias as ações englobam a ciência no cotidiano por experimentos e estudos de campo, articulados aos demais ambientes de estudo. O projeto proporciona o intercâmbio de saberes entre os três espaços educativos desenvolvendo o exercício da cidadania de modo crítico e reflexivo e a conexão entre os saberes da população e o conhecimento científico para compreensão da realidade social.