A educação básica foi praticamente universalizada no Brasil na década de 90. No entanto, apesar da boa frequência escolar dos alunos, a qualidade do ensino ainda precisa melhorar, apesar de altos recursos destinados à Educação, o montante não garante um ensino de qualidade – o que motivou investigações sobre modelos e possíveis reformas a serem implementadas nesse sentido, parcerias público-privadas estão sendo propostas para aproveitar o eficiente trabalho do setor privado (OSCs) em conjunto com o poder público, garantindo um maior alcance da educação a quem mais precisa.Neste sentido a adoção de um modelo de gestão social que envolve os diversos segmentos da sociedade vem se configurado numa estratégia eficiente para melhoria dos indicadores da educação em 03 escolas de ensino médio da rede pública de Minas Gerais. Em 2020, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE/MG iniciou estudo para a implementação da primeira proposta de Gestão Compartilhada para a rede estadual de ensino, O projeto surge a partir da necessidade de superar relevantes desafios de qualidade na oferta do ensino e de inovações da gestão pedagógica no Ensino Médio.De acordo com o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) 2019 - 2030, o Ensino Médio é o "maior desafio para a educação básica" em Minas Gerais. Para suprir essa necessidade, o Projeto Somar foi criado para implementar uma gestão compartilhada de unidades escolares com uma organização da sociedade civil (OSC) identificado como uma alternativa para oferta de ensino público, gratuito e de qualidade no Estado de Minas Gerais.O Projeto Somar, que vem sendo executado em regime de mútua cooperação através de Termo de Colaboração firmado entre a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais SEE -MG e a Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia - CETEB, Organização da Sociedade Civil – OSC.