Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESPAÇO SONORO: MUSICALIDADE, MOVIMENTO E IMAGINAÇÃO EM FASE CRECHE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100751
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8198
    "inscrito_id" => 14832
    "titulo" => "ESPAÇO SONORO: MUSICALIDADE, MOVIMENTO E IMAGINAÇÃO EM FASE CRECHE"
    "resumo" => "O presente artigo objetiva investigar as práticas educativas em espaços sonoros em que favoreçam o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, imaginação, memória, concentração, atenção, o respeito ao próximo e a efetiva consciência corporal e de movimentação das crianças em fase creche. Nesse sentido, apresenta-se como um relato de experiência de práticas pedagógicas oportunizadas as crianças de 1 a 3 anos, na “Creche Municipal Professora Eliana de Freitas Moraes” localizada na cidade de Manaus/AM. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, por meio de um levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas em escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web e sites. Trazemos para esse relato o psicólogo norte-americano Howard Gardner que propôs o conceito de inteligência musical e unimos tais conceitos da neurociência e das artes. Logo, tais percepções do trabalhado desenvolvido oportunizou aos profissionais da educação compreender que a musicalidade mediada e intencional por meio de espaços de interação social podem fazer com que as crianças percebam os sons que nos rodeiam, qualifique a audição ativa e consciente, e sejam capazes de improvisar e criar a partir de diferentes objetos sonoros e instrumentos musicais, reproduzindo e explorando diferentes sons e assim acompanhando canções do seu cotidiano do brincar na Creche."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14832_TB8198_09082023161124.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NELCIANE ALENCAR DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "cianealencarsilva@hotmail"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100751
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8198
    "inscrito_id" => 14832
    "titulo" => "ESPAÇO SONORO: MUSICALIDADE, MOVIMENTO E IMAGINAÇÃO EM FASE CRECHE"
    "resumo" => "O presente artigo objetiva investigar as práticas educativas em espaços sonoros em que favoreçam o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, imaginação, memória, concentração, atenção, o respeito ao próximo e a efetiva consciência corporal e de movimentação das crianças em fase creche. Nesse sentido, apresenta-se como um relato de experiência de práticas pedagógicas oportunizadas as crianças de 1 a 3 anos, na “Creche Municipal Professora Eliana de Freitas Moraes” localizada na cidade de Manaus/AM. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, por meio de um levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas em escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web e sites. Trazemos para esse relato o psicólogo norte-americano Howard Gardner que propôs o conceito de inteligência musical e unimos tais conceitos da neurociência e das artes. Logo, tais percepções do trabalhado desenvolvido oportunizou aos profissionais da educação compreender que a musicalidade mediada e intencional por meio de espaços de interação social podem fazer com que as crianças percebam os sons que nos rodeiam, qualifique a audição ativa e consciente, e sejam capazes de improvisar e criar a partir de diferentes objetos sonoros e instrumentos musicais, reproduzindo e explorando diferentes sons e assim acompanhando canções do seu cotidiano do brincar na Creche."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14832_TB8198_09082023161124.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NELCIANE ALENCAR DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "cianealencarsilva@hotmail"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo objetiva investigar as práticas educativas em espaços sonoros em que favoreçam o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, imaginação, memória, concentração, atenção, o respeito ao próximo e a efetiva consciência corporal e de movimentação das crianças em fase creche. Nesse sentido, apresenta-se como um relato de experiência de práticas pedagógicas oportunizadas as crianças de 1 a 3 anos, na “Creche Municipal Professora Eliana de Freitas Moraes” localizada na cidade de Manaus/AM. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, por meio de um levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas em escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web e sites. Trazemos para esse relato o psicólogo norte-americano Howard Gardner que propôs o conceito de inteligência musical e unimos tais conceitos da neurociência e das artes. Logo, tais percepções do trabalhado desenvolvido oportunizou aos profissionais da educação compreender que a musicalidade mediada e intencional por meio de espaços de interação social podem fazer com que as crianças percebam os sons que nos rodeiam, qualifique a audição ativa e consciente, e sejam capazes de improvisar e criar a partir de diferentes objetos sonoros e instrumentos musicais, reproduzindo e explorando diferentes sons e assim acompanhando canções do seu cotidiano do brincar na Creche.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.