O presente artigo objetiva investigar as práticas educativas em espaços sonoros em que favoreçam o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, imaginação, memória, concentração, atenção, o respeito ao próximo e a efetiva consciência corporal e de movimentação das crianças em fase creche. Nesse sentido, apresenta-se como um relato de experiência de práticas pedagógicas oportunizadas as crianças de 1 a 3 anos, na “Creche Municipal Professora Eliana de Freitas Moraes” localizada na cidade de Manaus/AM. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, por meio de um levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas em escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web e sites. Trazemos para esse relato o psicólogo norte-americano Howard Gardner que propôs o conceito de inteligência musical e unimos tais conceitos da neurociência e das artes. Logo, tais percepções do trabalhado desenvolvido oportunizou aos profissionais da educação compreender que a musicalidade mediada e intencional por meio de espaços de interação social podem fazer com que as crianças percebam os sons que nos rodeiam, qualifique a audição ativa e consciente, e sejam capazes de improvisar e criar a partir de diferentes objetos sonoros e instrumentos musicais, reproduzindo e explorando diferentes sons e assim acompanhando canções do seu cotidiano do brincar na Creche.