Com aprimoramento e inserção das tecnologias nos mais diferentes contextos sociais, percebendo um aumento constantes das áreas de Tecnologia da Informação, desenvolvimento de software e mais recentemente, a Inteligência Artificial (IA). Nessa perspectiva, o presente trabalho, de cunho teórico, qualitativo-descritivo, tem por objetivo apresentar e discutir uma proposta de atividade para abordagem do conteúdo da Matemática Financeira (acréscimos e descontos sucessivos) a partir da resolução de problemas em articulação com o software Scilab. Adotamos como referencial teórico, utilizamos (BORBA & PENTEADO, 2007; BORBA; SCUCUGLIA; GADANIDIS, 2014) na perspectiva da Tecnologia na Educação Matemática, os estudos de (EGYPTO, 2004; POCRIFKA; SANTOS, 2009; KROHL et al. (2021) quanto as contribuições do ensino de lógica de programação na educação básica e Silva (2014) ao apresentar o Scilab como uma ferramenta de apoio ao ensino de matemática. Consoantes as diretrizes presentes na BNCC verificamos uma orientação para utilização dos conceitos iniciais de linguagem de programação na implementação de algoritmos. Dessa forma, nesse trabalho apresentamos uma proposta de atividade em que descrevemos a construção de encaminhamentos para explorar a ferramenta, a partir da construção da solução dos problemas em linguagem matemática e de programação no Software Scilab. Com esse trabalho buscamos evidenciar a contribuições e limitações do Scliab como uma ferramenta de apoio ao ensino de matemática, ao mesmo tempo em que demarcamos a necessidade de aplicação de proposta e realização de mais estudos.