O presente artigo discute a importância do manejo das emoções para alunos do ensino médio por meio da psicoeducação, visto que a regulação emocional desempenha um papel fundamental no desenvolvimento escolar, social, cognitivo e afetivo. Aprender a respeito do que se sente pode ser um facilitador para as relações interpessoais. O manejo emocional se refere ao ato de compreender e regular de forma saudável o que se sente. Este trabalho tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre o tema e propor a inclusão de práticas de psicoeducação, no ambiente escolar do ensino médio, considerando que a adolescência pode ser uma fase de muitos conflitos emocionais. A discussão será feita à luz da Terapia cognitivo-comportamental (TCC). Nesta abordagem a psicoeducação é uma ferramenta importante para fornecer informações sobre diferentes emoções, promover a conscientização das experiências sentidas, a compreensão emocional, bem como desenvolver estratégias de enfrentamento emocional. Considerando o impacto da ausência de habilidade em manejar emoções com prejuízos para os estudantes do ensino médio e a comunidade escolar, acredita-se que promover a educação emocional com o foco na regulação e não na evitação de afetos negativos pode trazer benefícios significativos para o ambiente educacional e para a vida dos jovens.