A Cultura Maker é, especificamente quando usada como metodologia de ensino, o exercício do protagonismo do discente na resolução das problemáticas em sala. Essa prática possibilita que o aluno tenha uma ação sobre a construção do seu conhecimento, tento em vista que o conhecimento consolida-se a partir desta interação. Nesse sentido, atrelado com a robótica educacional, o objetivo do trabalho é investigar quais os impactos que a confecção de protótipos utilizando Arduino terão no letramento científico de alunos dos anos final do Ensino Fundamental. O protótipo construído foi um medidor de consumo de energia elétrica em tempo real que, além do Arduino, utiliza o sensor não invasivo SCT-013. Esse sensor explora as propriedades magnéticas do circuito que ele é conectado, portanto, pode ser utilizado para demonstrar aos alunos conceitos que estão ligados a Física como: Indução magnética e Força eletromotriz induzida. Nesse protótipo ainda é usado o dispositivo Ethernet Shild que possibilitará o monitoramento do consumo através de uma Web Page. A razão da escolha desse protótipo está associada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo em vista que o usuário do dispositivo poderá racionalizar os seus gastos com energia elétrica. Após a realização do primeiro protótipo os alunos, além de mostrarem domínio sobre os conceitos, aprestaram o ímpeto de quere levar a tecnologia para as suas comunidades como forma de melhorar os seus cotidianos, tornando-os agentes de mudança da suas realidades.