As investigações geotécnicas compreendem um conjunto de ensaios realizados para conhecimento das características e propriedades do subsolo e servem como base para elaboração de projetos e escolha de equipamentos e métodos executivos das mais diversas obras de engenharia civil. O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática aplicada à construção de perfis geotécnicos em maciços terrosos, que representam a estratigrafia e a compacidade ou consistência das camadas de solos que compõem o substrato de uma obra. Foi aplicado uma avaliação diagnóstica por meio de questionário, ao início e final da sequência didática, tendo sido verificado o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa e participativa. A metodologia, realizada em grupos e baseada em ABProb e ABProj, consistiu, inicialmente, na análise e interpretação de relatórios reais de sondagens à percussão (SPT) e na reorganização das camadas de solos presentes em cada um dos seus furos de sondagem com base na granulometria e na resistência à penetração (NSPT). Com esta divisão, os furos foram manualmente desenhados lado a lado, constatando-se a existência ou inexistência de homogeneidade entre as diferentes camadas, que foram interligadas, quando semelhantes, e coloridas de acordo com suas características, formando perfis geotécnicos bidimensionais. Aos alunos, que cursam o 6º período de Engenharia Civil, foram apresentados diferentes tipos de fundações, que compreendem os elementos responsáveis pela transferência do carregamento de uma obra ao terreno e cujo estudo é feito apenas no 8º período do curso, sendo dado o cenário de uma edificação hipotética e solicitado que os discentes identificassem possíveis soluções que pudessem ser empregadas, obtendo-se, como produto, uma maquete tridimensional em escala confeccionada com o emprego de caixas prismáticas de material transparente e areia pigmentada, com coloração distinta para cada camada de solo constatada, além da representação do elemento de fundação, feita com isopor, PVC e outros materiais similares.