Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTE NA ESCOLA: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES PARA UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ TRANSFORMADORA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100953
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8575
    "inscrito_id" => 23097
    "titulo" => "ARTE NA ESCOLA: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES PARA UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ TRANSFORMADORA"
    "resumo" => "O ensino de arte na escola contribui para a formação de um cidadão autêntico, crítico e participativo numa sociedade tão desigual, mas, se faz necessário uma política educacional que contribua para a vivência dessa prática. O objetivo desse trabalho foi o de analisar o papel do ensino de arte na escola através de uma vivência artística na escola com alunos do 9º ano de uma escola pública. Essa pesquisa se configurou como uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa ação, na qual os alunos foram convidados a realizarem uma intervenção artística na escola que provocasse, fosse interativa e que envolvesse os outros da comunidade a escola a opinarem sobre o assunto em questão. Desse modo, percebeu-se que a partir da grande interação que houve vale a pena promover intervenções artísticas na escola, porque provoca, instiga e faz o outro refletir sobre uma questão social por exemplo, e até mudar de atitude. Essa experiencia contribui para um aprendizado significativo em que o fazer se faz a partir da experiencia e da vivência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID23097_TB8575_08092023142738.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLSON DE AZEVEDO ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "WELLSON"
    "autor_email" => "wellsonaraujo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100953
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8575
    "inscrito_id" => 23097
    "titulo" => "ARTE NA ESCOLA: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES PARA UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ TRANSFORMADORA"
    "resumo" => "O ensino de arte na escola contribui para a formação de um cidadão autêntico, crítico e participativo numa sociedade tão desigual, mas, se faz necessário uma política educacional que contribua para a vivência dessa prática. O objetivo desse trabalho foi o de analisar o papel do ensino de arte na escola através de uma vivência artística na escola com alunos do 9º ano de uma escola pública. Essa pesquisa se configurou como uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa ação, na qual os alunos foram convidados a realizarem uma intervenção artística na escola que provocasse, fosse interativa e que envolvesse os outros da comunidade a escola a opinarem sobre o assunto em questão. Desse modo, percebeu-se que a partir da grande interação que houve vale a pena promover intervenções artísticas na escola, porque provoca, instiga e faz o outro refletir sobre uma questão social por exemplo, e até mudar de atitude. Essa experiencia contribui para um aprendizado significativo em que o fazer se faz a partir da experiencia e da vivência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID23097_TB8575_08092023142738.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLSON DE AZEVEDO ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "WELLSON"
    "autor_email" => "wellsonaraujo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de arte na escola contribui para a formação de um cidadão autêntico, crítico e participativo numa sociedade tão desigual, mas, se faz necessário uma política educacional que contribua para a vivência dessa prática. O objetivo desse trabalho foi o de analisar o papel do ensino de arte na escola através de uma vivência artística na escola com alunos do 9º ano de uma escola pública. Essa pesquisa se configurou como uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa ação, na qual os alunos foram convidados a realizarem uma intervenção artística na escola que provocasse, fosse interativa e que envolvesse os outros da comunidade a escola a opinarem sobre o assunto em questão. Desse modo, percebeu-se que a partir da grande interação que houve vale a pena promover intervenções artísticas na escola, porque provoca, instiga e faz o outro refletir sobre uma questão social por exemplo, e até mudar de atitude. Essa experiencia contribui para um aprendizado significativo em que o fazer se faz a partir da experiencia e da vivência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.