As práticas educacionais são instrumentos que auxiliam as escolas a alcançarem seus objetivos relacionados a aprendizagem, e como proposta para o Ensino Médio é uma excelente sugestão, considerando que esse método aproxima os alunos do cotidiano. Em vista disso, este trabalho traz a importância das práticas pedagógicas no ensino, trazendo como exemplo a classificação dos solos na cultura do cacau (Teobroma cacao), parte da realidade vivenciada pelos alunos Instituto Federal de Tecnologia e Ciências de Pernambuco, campus Barreiros. A metodologia foi aplicada no IFPE Campus Barreiros, em atividade prática com alunos do 6º e 2º período do curso de Licenciatura em Química, pelo qual esses discentes tiveram a oportunidade de conhecer o setor de fruticultura, local também utilizado pelo curso de Agropecuária, do Ensino Médio Integrado. O objetivo da atividade era apresentar aos licenciandos a química aplicada ao conhecimento de solo e às culturas provenientes dele, a exemplo do cacau. Parte da Atividade foi a fabricação caseira do chocolate, onde os estudantes puderam comparar o resultado da produção com a industrializada. Dessa forma, vale ressaltar que a aplicação de tais técnicas ajuda no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias no processo de ensino aprendizagem, visto que estimulam a curiosidade e o interesse dos estudantes, levando-os a se tornarem participantes ativos, como também protagonistas do próprio processo de aprendizagem. Além disso, os licenciandos foram desafiados, como futuros educadores, a propor uma intervenção pedagógica a partir do uso do solo, voltada para o ensino de química no Ensino Médio ou de ciências no Ensino Fundamental.