Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POSSIBILIDADES DE USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM ALUNOS DE ESCOLAS FAMÍLIAS NO PIAUÍ.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100686
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8097
    "inscrito_id" => 22593
    "titulo" => "POSSIBILIDADES DE USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM ALUNOS DE ESCOLAS FAMÍLIAS NO PIAUÍ."
    "resumo" => "A forma de ensinar é algo discutido por vários estudiosos ao longo de décadas, assim como os métodos de ensino que progressivamente sofrem mudanças. Pensando nisso, investigou-se as práticas desenvolvidas pela Escola Família de Turismo – EFTUR, a qual trabalha na com a metodologia Pedagogia da Alternância, onde o educando alterna a vida escolar com a convivência familiar. A proposta consiste em aliar a vivência teórico-prática para o maior desenvolvimento do aluno. A questão norteadora neste escrito, baseou- se em indagar quais as possibilidades de uso das metodologias ativas como potencializadora no processo ensino aprendizagem no curso Restaurante e Bar na Escola Família de Turismo? O caminho metodológico fundamentou-se em uma pesquisa teve um caráter qualitativa, para desenvolver a pesquisa no espaço escolar, foram aplicados questionários com dezesseis alunos do curso de técnico em Restaurante e Bar, visando identificar inicialmente, como se configuram as estratégias metodologias nas aulas bem como as concepções que os alunos tinham sobre sua aprendizagem. No questionário será de viés investigativo diagnóstico, onde o roteiro contará com perguntas abertas e fechadas sobre a disciplina e as metodologias de ensino já executadas, será posteriormente realizada a análise dos resultados. Diante do caminho da pesquisa em que percorremos, foi possível pontuar a diversidade da importância da formação por meio do ensino aprendizagem. Ao descreverem sobre os conhecimentos básicos e também sobre a visão dos mesmos sobre as metodologias já executadas, foi possível visualizar que a introdução de novas perspectivas é positiva. E que atividades de cunho digital, focado na área de formação, promovendo aspectos direcionados ao mercado de trabalho futuro, seria pertinente, haja vista que os estabelecimentos atualmente na maioria modernizados com a tecnológica e que exige que o profissional esteja preparado com essa realidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID22593_TB8097_03082023211515.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATIELE OLIVEIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "NATIELE"
    "autor_email" => "natyoliveirasousa@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100686
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8097
    "inscrito_id" => 22593
    "titulo" => "POSSIBILIDADES DE USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM ALUNOS DE ESCOLAS FAMÍLIAS NO PIAUÍ."
    "resumo" => "A forma de ensinar é algo discutido por vários estudiosos ao longo de décadas, assim como os métodos de ensino que progressivamente sofrem mudanças. Pensando nisso, investigou-se as práticas desenvolvidas pela Escola Família de Turismo – EFTUR, a qual trabalha na com a metodologia Pedagogia da Alternância, onde o educando alterna a vida escolar com a convivência familiar. A proposta consiste em aliar a vivência teórico-prática para o maior desenvolvimento do aluno. A questão norteadora neste escrito, baseou- se em indagar quais as possibilidades de uso das metodologias ativas como potencializadora no processo ensino aprendizagem no curso Restaurante e Bar na Escola Família de Turismo? O caminho metodológico fundamentou-se em uma pesquisa teve um caráter qualitativa, para desenvolver a pesquisa no espaço escolar, foram aplicados questionários com dezesseis alunos do curso de técnico em Restaurante e Bar, visando identificar inicialmente, como se configuram as estratégias metodologias nas aulas bem como as concepções que os alunos tinham sobre sua aprendizagem. No questionário será de viés investigativo diagnóstico, onde o roteiro contará com perguntas abertas e fechadas sobre a disciplina e as metodologias de ensino já executadas, será posteriormente realizada a análise dos resultados. Diante do caminho da pesquisa em que percorremos, foi possível pontuar a diversidade da importância da formação por meio do ensino aprendizagem. Ao descreverem sobre os conhecimentos básicos e também sobre a visão dos mesmos sobre as metodologias já executadas, foi possível visualizar que a introdução de novas perspectivas é positiva. E que atividades de cunho digital, focado na área de formação, promovendo aspectos direcionados ao mercado de trabalho futuro, seria pertinente, haja vista que os estabelecimentos atualmente na maioria modernizados com a tecnológica e que exige que o profissional esteja preparado com essa realidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID22593_TB8097_03082023211515.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATIELE OLIVEIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "NATIELE"
    "autor_email" => "natyoliveirasousa@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A forma de ensinar é algo discutido por vários estudiosos ao longo de décadas, assim como os métodos de ensino que progressivamente sofrem mudanças. Pensando nisso, investigou-se as práticas desenvolvidas pela Escola Família de Turismo – EFTUR, a qual trabalha na com a metodologia Pedagogia da Alternância, onde o educando alterna a vida escolar com a convivência familiar. A proposta consiste em aliar a vivência teórico-prática para o maior desenvolvimento do aluno. A questão norteadora neste escrito, baseou- se em indagar quais as possibilidades de uso das metodologias ativas como potencializadora no processo ensino aprendizagem no curso Restaurante e Bar na Escola Família de Turismo? O caminho metodológico fundamentou-se em uma pesquisa teve um caráter qualitativa, para desenvolver a pesquisa no espaço escolar, foram aplicados questionários com dezesseis alunos do curso de técnico em Restaurante e Bar, visando identificar inicialmente, como se configuram as estratégias metodologias nas aulas bem como as concepções que os alunos tinham sobre sua aprendizagem. No questionário será de viés investigativo diagnóstico, onde o roteiro contará com perguntas abertas e fechadas sobre a disciplina e as metodologias de ensino já executadas, será posteriormente realizada a análise dos resultados. Diante do caminho da pesquisa em que percorremos, foi possível pontuar a diversidade da importância da formação por meio do ensino aprendizagem. Ao descreverem sobre os conhecimentos básicos e também sobre a visão dos mesmos sobre as metodologias já executadas, foi possível visualizar que a introdução de novas perspectivas é positiva. E que atividades de cunho digital, focado na área de formação, promovendo aspectos direcionados ao mercado de trabalho futuro, seria pertinente, haja vista que os estabelecimentos atualmente na maioria modernizados com a tecnológica e que exige que o profissional esteja preparado com essa realidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.