A forma de ensinar é algo discutido por vários estudiosos ao longo de décadas, assim como os métodos de ensino que progressivamente sofrem mudanças. Pensando nisso, investigou-se as práticas desenvolvidas pela Escola Família de Turismo – EFTUR, a qual trabalha na com a metodologia Pedagogia da Alternância, onde o educando alterna a vida escolar com a convivência familiar. A proposta consiste em aliar a vivência teórico-prática para o maior desenvolvimento do aluno. A questão norteadora neste escrito, baseou- se em indagar quais as possibilidades de uso das metodologias ativas como potencializadora no processo ensino aprendizagem no curso Restaurante e Bar na Escola Família de Turismo? O caminho metodológico fundamentou-se em uma pesquisa teve um caráter qualitativa, para desenvolver a pesquisa no espaço escolar, foram aplicados questionários com dezesseis alunos do curso de técnico em Restaurante e Bar, visando identificar inicialmente, como se configuram as estratégias metodologias nas aulas bem como as concepções que os alunos tinham sobre sua aprendizagem. No questionário será de viés investigativo diagnóstico, onde o roteiro contará com perguntas abertas e fechadas sobre a disciplina e as metodologias de ensino já executadas, será posteriormente realizada a análise dos resultados. Diante do caminho da pesquisa em que percorremos, foi possível pontuar a diversidade da importância da formação por meio do ensino aprendizagem. Ao descreverem sobre os conhecimentos básicos e também sobre a visão dos mesmos sobre as metodologias já executadas, foi possível visualizar que a introdução de novas perspectivas é positiva. E que atividades de cunho digital, focado na área de formação, promovendo aspectos direcionados ao mercado de trabalho futuro, seria pertinente, haja vista que os estabelecimentos atualmente na maioria modernizados com a tecnológica e que exige que o profissional esteja preparado com essa realidade.