Alunos do curso de Educação Física de uma Universidade da Baixada Fluminense-RJ têm e terão ao longo de sua formação acadêmica, disciplinas que dialogam com as práticas corporais descritas na BNCC (2017). Assim, nesta pesquisa foram utilizadas duas políticas públicas: o Programa de Residência Pedagógica, que tem por finalidade fomentar projetos para serem implementados por Instituições de Ensino Superior - IES, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da Educação Básica nos Cursos de Licenciatura e a Resolução CNE/CP n° 02- 2017, que institui a Base Nacional Comum Curricular- BNCC, à qual assegura, a todos os estudantes, aprendizagens significativas ao longo da vida. Daí emergiu o interesse no grupo de discussão do Projeto de Iniciação Científica, pela indagação se essas práticas corporais elencadas na BNCC discutidas nas aulas desta IES, estão sendo implementadas no chão da escola. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar nos relatórios dos alunos do Curso de Educação Física participantes da Residência Pedagógica (2020-2022), se em suas vivências nas escolas houve práticas corporais. A metodologia utilizada foi qualitativa por meio de uma pesquisa bibliográfica (André e Gatti, 2008), e com a leitura analítica dos relatórios dos Residentes que estão cursando Educação Física, a partir do 4º Período, verificando sobre suas experiências nas Escolas atinentes às práticas corporais no Ensino Fundamental II. No resultado identificou-se nos relatórios que apesar das diretrizes elencadas na BNCC, ainda não foi comtemplada em todos os quesitos previstos por este documento oficial. Para tanto, acredita-se que a relação Universidade e Escola possibilita aos futuros docentes uma qualificação efetiva, já que na sua formação faz a interação entre teoria e prática, aproximando-os mais da realidade escolar.