A atuação do enfermeiro caracteriza-se por um conjunto de desafios que demandam uma assistência humanizada. Nesse contexto, evidencia-se a importância da melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem na saúde dado o seu papel fundamental no cuidado direto ao paciente, com envolvimento de vários profissionais integrantes da equipe multi e interdisciplinar, na expectativa de assegurar o cumprimento das políticas de saúde pública vigentes. O objetivo desta pesquisa é avaliar os desafios enfrentados pelo enfermeiro na sistematização da assistência do serviço humanizado na Atenção Primária à Saúde. O referencial teórico-metodológico é voltado para reflexão de uma abordagem holística que permite obter uma compreensão aprofundada das necessidades individuais do paciente, além de fornecer uma base sólida para o planejamento e execução do cuidado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica relacionada à temática abordada. Os resultados apontam para melhor qualificação profissional técnica com ações que fortaleçam o processo ensino-aprendizagem, promovam a formação de profissionais mais críticos e reflexivos, a integração do conhecimento, habilidades e atitudes, com a devida adequação de uma formação voltada para a integralidade do ser humano, nos diferentes cenários da prática profissional.