O presente estudo assumiu como principal objetivo investigar os sentidos produzidos por educadores da Educação Infantil sobre o contexto da pandemia da COVID-19, enfatizando o momento do retorno das atividades escolares. Como objetivo específico buscamos compreender as percepções dos profissionais, sobre as suas vivências na retomada das atividades presenciais em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Recife (PE). Participaram da pesquisa três educadoras que receberam uma sonda cultural, através da qual puderam resgatar registros (imagens, vídeos e documentos) e relatar suas experiências durante o período de retomada das atividades presenciais.Uma análise preliminar dos dados, aponta para oito categorias referentes aos significados construídos pelas participantes.Três dessas categorias representam uma aproximação entre as percepções das educadoras acerca do período investigado, sendo elas: Vivências e Dificuldades com as famílias e as crianças na retomada, Organização da Prática Educativa no Retorno e Desafios do Retorno Presencial. A partir da análise realizada foi possível identificar que as educadoras vivenciaram desafios como a necessidade de manter o distanciamento social, higienização frequente e uso de máscaras pelas crianças. Sobre a prática educativa, os educadores enfatizaram uma organização que priorizasse a adaptação das atividades para atender aos protocolos de saúde, garantindo um ambiente seguro que promovesse o aprendizado e o cuidado das crianças durante a retomada das atividades presenciais.Percebemos, através dos sentidos produzidos pelas participantes durante a pesquisa, que o retorno às atividades presenciais na Educação Infantil, ainda durante a pandemia, exigiu flexibilidade, comunicação e atenção aos cuidados sanitários. Com resiliência, dedicação e persistência desses profissionais, em parceria com as famílias, foi possível enfrentar os desafios e priorizar o desenvolvimento das crianças.