O avanço das tecnologias digitais proporcionou o surgimento de novas ferramentas que, a partir de um uso consciente, oferecem possibilidades para que o docente possa utilizá-las em sala de aula, permitindo o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador. Isto fica evidente quando relacionamos ao ensino de Matemática. O ensino e aprendizagem da Matemática em sua totalidade é muito desafiador, requer esforço e um bom planejamento por parte do educador, bem como instigar a participação dos educandos no processo educativo, isso torna-se mais laborioso quando é desenvolvido no âmbito digital e tecnológico. Apesar dos desafios encontrados, por vezes deixadas em lacunas da formação acadêmica na utilização e possibilidades tecnologias educacionais, o uso de ferramentas tecnológicas como aplicativos educativos em sala torna-se necessário para que se tenha um ensino qualitativo não apenas pautado na tradicionalidade nos termos teóricos e práticos. Tendo em vista este aspecto a utilização dos recursos tecnológicos de forma pedagógica auxilia o educando no desenvolvimento cognitivo por meio da construção e da experimentação, além disso torna a aprendizagem dinâmica e prazerosa despertando a curiosidade, estimulando o raciocínio isso implica na aquisição de inúmeras habilidades. Portando busca-se por meio da apreciação dos aspectos teóricos entender as limitações que impedem a utilização desse recurso pedagógico, conhecer novas possibilidades e aplicar tal metodologia ativa que exprime eficácia quando se é desenvolvida de forma objetiva e intencional observar e avaliar suas contribuições para o alcance do conhecimento do educando.