Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA: PRODUÇÃO DE PÔSTER CIENTÍFICO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97947
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4389
    "inscrito_id" => 17139
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA: PRODUÇÃO DE PÔSTER CIENTÍFICO"
    "resumo" => "Com o objetivo de oferecer aos alunos uma proposta didática significativa, propus a turma do 8 ano do ensino fundamental da Escola Professora Inalda Spinelli, a produção de um pôster científico. Os alunos iniciaram o processo com a escolha do tema a ser abordado: educação ambiental. Posteriormente realizaram em grupo, pesquisas e discussões, compartilhando ideias, tornando a sala de aula um espaço de argumentação e de conhecimento. A turma decidiu realizar uma visita técnica ao Instituto Shopping Recife para conhecer o projeto de coleta de óleo de cozinha usado e produção de sabão ecológico, que posteriormente é doado para a comunidade. Após a visita técnica, as equipes começaram a desenvolver as etapas para a produção do pôster, como introdução, objetivos e considerações finais. Com a finalização do projeto, realizamos uma nova visita ao Instituto Shopping para presenteá-los com um pôster. A participação neste projeto estimulou a turma do 8 ano a desenvolver habilidades, como investigação, diálogo e reflexão, importantes não só para sua formação escolar, mas para a vida. O aluno não pode ser um simples cumpridor de tarefas, mas precisa fazer parte do seu próprio processo de aprendizagem, com ideias, criticidade e protagonismo. Consideramos este trabalho de extrema relevância, porque visa a divulgação de ações ambientais locais, realizadas pelo Instituto Shopping Recife, que fazem parte do contexto social da nossa comunidade escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65940c3c5a99c_02012024101436.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-02 10:14:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARMEM LÚCIA DO AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "CARMEM AMARAL"
    "autor_email" => "carmem.amaral.biologa@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97947
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4389
    "inscrito_id" => 17139
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA: PRODUÇÃO DE PÔSTER CIENTÍFICO"
    "resumo" => "Com o objetivo de oferecer aos alunos uma proposta didática significativa, propus a turma do 8 ano do ensino fundamental da Escola Professora Inalda Spinelli, a produção de um pôster científico. Os alunos iniciaram o processo com a escolha do tema a ser abordado: educação ambiental. Posteriormente realizaram em grupo, pesquisas e discussões, compartilhando ideias, tornando a sala de aula um espaço de argumentação e de conhecimento. A turma decidiu realizar uma visita técnica ao Instituto Shopping Recife para conhecer o projeto de coleta de óleo de cozinha usado e produção de sabão ecológico, que posteriormente é doado para a comunidade. Após a visita técnica, as equipes começaram a desenvolver as etapas para a produção do pôster, como introdução, objetivos e considerações finais. Com a finalização do projeto, realizamos uma nova visita ao Instituto Shopping para presenteá-los com um pôster. A participação neste projeto estimulou a turma do 8 ano a desenvolver habilidades, como investigação, diálogo e reflexão, importantes não só para sua formação escolar, mas para a vida. O aluno não pode ser um simples cumpridor de tarefas, mas precisa fazer parte do seu próprio processo de aprendizagem, com ideias, criticidade e protagonismo. Consideramos este trabalho de extrema relevância, porque visa a divulgação de ações ambientais locais, realizadas pelo Instituto Shopping Recife, que fazem parte do contexto social da nossa comunidade escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65940c3c5a99c_02012024101436.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-02 10:14:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARMEM LÚCIA DO AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "CARMEM AMARAL"
    "autor_email" => "carmem.amaral.biologa@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Com o objetivo de oferecer aos alunos uma proposta didática significativa, propus a turma do 8 ano do ensino fundamental da Escola Professora Inalda Spinelli, a produção de um pôster científico. Os alunos iniciaram o processo com a escolha do tema a ser abordado: educação ambiental. Posteriormente realizaram em grupo, pesquisas e discussões, compartilhando ideias, tornando a sala de aula um espaço de argumentação e de conhecimento. A turma decidiu realizar uma visita técnica ao Instituto Shopping Recife para conhecer o projeto de coleta de óleo de cozinha usado e produção de sabão ecológico, que posteriormente é doado para a comunidade. Após a visita técnica, as equipes começaram a desenvolver as etapas para a produção do pôster, como introdução, objetivos e considerações finais. Com a finalização do projeto, realizamos uma nova visita ao Instituto Shopping para presenteá-los com um pôster. A participação neste projeto estimulou a turma do 8 ano a desenvolver habilidades, como investigação, diálogo e reflexão, importantes não só para sua formação escolar, mas para a vida. O aluno não pode ser um simples cumpridor de tarefas, mas precisa fazer parte do seu próprio processo de aprendizagem, com ideias, criticidade e protagonismo. Consideramos este trabalho de extrema relevância, porque visa a divulgação de ações ambientais locais, realizadas pelo Instituto Shopping Recife, que fazem parte do contexto social da nossa comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.