Considerando os efeitos que a música e a poesia podem ter no desenvolvimento cognoscente e socioemocional de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, esse artigo objetiva incentivar professores a abrangerem a importância da música e da poesia no processo de percepção, avaliação e controle das emoções, bem como os efeitos positivos do seu uso como instrumento didático. Há de se perceber que a música se faz mais presente de fora para dentro das escolas e aqui será explanada uma proposta formativa a ser disseminada não apenas nas escolas, mas nas famílias e na sociedade como um todo. Hodiernamente, é notória a dedicação dos professores em fazer “Educação para a Sociedade”. Para isso, é necessária uma constante busca de estratégias que colaborem com a prática pedagógica. Nesse ínterim, é preciso ver a educação emocional como um fator que auxilia no desenvolvimento de competências intra e interpessoais. Assim, a arte expressa através de poesias e canções tem o poder de aproximar a linguagem popular da poética trazendo ao cotidiano dos alunos um toque de erudição, de emoção, que pode fazê-los mais sensíveis ao prazer de ler, de ouvir, de cantar... assim como aguçar a melhoria das capacidades de memorização, concentração, autodisciplina e criatividade. Em vista disso, em consonância com a ideia de inteligência emocional desenvolvida por Goleman, Salovey e Sluyter, como sendo a capacidade de perceber, avaliar e controlar as emoções reflexivamente, promovendo o crescimento emocional e intelectual, fundamentamos um percurso metodológico que investiga a prática de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental acerca dos efeitos da música e da poesia nas situações de aprendizagem de diferentes disciplinas do currículo.