Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECONSTRUINDO NOSSO HABITAT: DESENVOLVENDO UMA HORTA ESCOLAR POR MEIO DO USO SUSTENTÁVEL E ÉTICO DOS RECURSOS NATURAIS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A escola é um espaço que proporciona o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos educandos, ocupando lugar importante na formação do ser cidadão. Dentro das metodologias ativas a ECI Monsenhor José Borges localizada no município de São Sebastião de Lagoa de Roça-PB desenvolveu a o projeto de produção de horta escolar visando instigar a curiosidade e desenvolver competências e habilidades proporcionando formação integral dos educandos. Este projeto baseou-se no método STEAM para a construção de uma horta mandala e uma horta vertical que contou com a transdisciplinaridade para produzir suas atividades partindo da disciplina Biologia nas turmas de segunda série do ensino médio. Incluiu-se nas discussões a Agenda 2030 por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável atrelando ao repertório os problemas sociais com possíveis soluções. Diversas ações escolares foram necessárias para desenvolver o projeto: aulas práticas experimentais, aulas em campo, entrevistas com agricultores, rodas de conversa com especialistas, incluindo oficinas de leitura e produção de cordel com a temática “meio ambiente e sustentabilidade”. Os produtos da horta são utilizados para produção da própria merenda escolar no intuito de promover uma escola o mais sustentável possível de verduras e legumes orgânicos, sem o uso de agrotóxicos. Por fim através da mostra pedagógica escolar e da culminância da Festa Literária Integrada de Lagoa de Roça os educandos apresentam os resultados obtidos por meio de banners, doação de mudas à comunidade e leitura dos cordéis produzidos na oficinas. Dessa forma os educandos praticam a experiência, identificam e relacionam conceitos a ações práticas e desenvolvem valores como solidariedade, respeito e preservação ao meio ambiente. Ao observar o meio em que vivem os educandos identificaram problemas sociais e ambientais do município como a insegurança alimentar, produção agrícola, saúde, problemas de moradia, entre outros, reforçando a relevância dessas ações a formação integral dos educandos.

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