O presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, o qual visou analisar a relação entre a práxis pedagógica do educador e o êxito na aprendizagem dos educandos em escola multisseriada. Fundamentou-se em autores, como Kosic (1976), Silva (2017), Ghedin (2016) e Freire (1996). A pesquisa parte da premissa de que embora alguns estudos apontem que a escola multisseriada seja vista como um fracasso no que diz respeito à educação dos camponeses na Amazônia, não se pode desconsiderar que esta forma de organização de ensino é de suma importância para que a educação chegue a lugares de difícil acesso, como é o caso do território amazônico e atenda à demanda de sujeitos desfavorecidos e desprestigiados tanto nos aspectos sociais, quanto nos aspectos econômicos, culturais e políticos. O estudo aponta ainda que o êxito na aprendizagem dos educandos de escola multisseriada depende, em grande medida, da práxis pedagógica do educador em articular teoria e prática, considerando que a práxis pedagógica é indispensável na educação dos camponeses amazônicos que veem na educação uma das vias possíveis para transformar não somente suas vidas, mas também, seu territórios. Por outro lado, compreende-se que esta tarefa não se fará também sem os condicionantes necessários, como valorização da profissão docente (salário, formação e carreira), condições físicas e materiais adequadas das escolas multisseriada, bem como, do compromisso ético e político dos educadores na mediação de sua práxis pedagógica.