Refletir sobre as potencialidades didáticas que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) podem trazer ao processo de ensino e aprendizagem é um exercício investigativo pertinente ao contexto educacional hodierno, no qual as transições paradigmáticas da sociedade em rede têm provocado uma constante ressignificação das práticas pedagógicas na escola. Neste sentido, esta pesquisa tem como objeto de estudo: a utilização do chromebook como recurso de TDIC na EPT, com delineamento para suas potencialidades didáticas no processo ensino e aprendizagem em escolas que ofertam EPT no Piauí-Brasil. O estudo partiu da questão central: quais as potencialidades didáticas do chromebook para o processo ensino e aprendizagem na EPT, no âmbito de escolas públicas do Piauí-Brasil? Para tanto, objetiva analisar quais as potencialidades didáticas do chromebook para o processo ensino e aprendizagem na EPT no âmbito de escolas públicas do Piauí-Brasil. A metodologia de pesquisa adotou a abordagem qualitativa, caracterizando-se como exploratória e descritiva. Tendo como método investigativo o Estudo de Caso. O lócus são 02(duas) escolas de EPT da rede pública estadual do Piauí-Brasil, os participantes são 20 (vinte) professores dos referidos loci. O instrumento de produção dos dados foi um questionário com 05 questões mistas, elaborado no Google Forms e enviado via e-mail e/ou WhatsApp aos participantes. O estudo encontra-se na etapa de análise e categorização dos dados produzidos. A técnica de sistematização assenta-se nos princípios da Análise de conteúdo e a interpretação na Hermenêutica-Dialética. Os resultados serão informados na versão final deste estudo, a ser apresentado no IX Congresso Nacional de Educação (CONEDU), ao qual submete-se o resumo em tela.