Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SARAVÁ! SOBRE CORPOS PRETOS, URBANOS E PERIFÉRICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97035
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3162
    "inscrito_id" => 7573
    "titulo" => "SARAVÁ! SOBRE CORPOS PRETOS, URBANOS E PERIFÉRICOS"
    "resumo" => "Este trabalho se configura como um relato de uma experiência artística e docente realizada no curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pernambuco – PE, semestre letivo 2022.1, entre julho e setembro de 2022. Ao assumir a docência do componente curricular Oficina de Dança 5, disciplina obrigatório para discentes do 5o período na qual estiveram matriculados doze discentes, propus um caminho teórico-metodológico a partir do que indicava inicialmente sua ementa: “uma introdução ao estudo dos fundamentos de proposições corporais específicas, tais como danças étnicas, danças sagradas, danças de salão, danças urbanas, entre outras”. Foram trazidas a nossos corpos provocações reverberadas a partir da leitura norteadora e das discussões do texto “BATUCAR – CANTAR – DANÇAR: desenho das performances africanas no Brasil” (LIGIÉRO, 2011). Questionamos: como foi possível no Brasil o desenvolvimento de tantas danças que utilizam a descontinuidade no uso do torso em requebros, remelexos, gingas, negaceias, rebolados e outras variações? Graças às performances/danças herdadas de seus antepassados ou trazidas pelos ascendentes africanos (p. 135). Partindo dos pressupostos do filósofo congolês Bunseki Fu-Kiau sobre o conceito de performance (as ações de “batucar”, “cantar” e “dançar”), foram propostas investigações corporais integrando princípios de movimento (como as batidas de pés, a semiflexão dos, joelhos, a busca pelo chão e a mobilidade da pélvis) com danças afrodiaspóricas: como sagradas, as danças dos orixás; como urbanas, o frevo, o funk, o brega-funk e o reggaetón; como dança de salão, o brega pernambucano. Meu principal objetivo como docente foi repensar o ensino de uma disciplina de caráter inicialmente técnico/prático sob uma perspectiva metodológica antirracista, baseada principalmente na Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 2002) e da Pedagogia das Encruzilhadas (RUFINO, 2019). Saravá! Sobre corpos pretos, urbanos e periféricos foi o nome dado a mostra de trabalhos de encerramento da disciplina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID7573_TB3162_04102023201903.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ROBERTO DO NASCIMENTO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTO"
    "autor_email" => "jose.rnascimentojr@ufpe.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97035
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3162
    "inscrito_id" => 7573
    "titulo" => "SARAVÁ! SOBRE CORPOS PRETOS, URBANOS E PERIFÉRICOS"
    "resumo" => "Este trabalho se configura como um relato de uma experiência artística e docente realizada no curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pernambuco – PE, semestre letivo 2022.1, entre julho e setembro de 2022. Ao assumir a docência do componente curricular Oficina de Dança 5, disciplina obrigatório para discentes do 5o período na qual estiveram matriculados doze discentes, propus um caminho teórico-metodológico a partir do que indicava inicialmente sua ementa: “uma introdução ao estudo dos fundamentos de proposições corporais específicas, tais como danças étnicas, danças sagradas, danças de salão, danças urbanas, entre outras”. Foram trazidas a nossos corpos provocações reverberadas a partir da leitura norteadora e das discussões do texto “BATUCAR – CANTAR – DANÇAR: desenho das performances africanas no Brasil” (LIGIÉRO, 2011). Questionamos: como foi possível no Brasil o desenvolvimento de tantas danças que utilizam a descontinuidade no uso do torso em requebros, remelexos, gingas, negaceias, rebolados e outras variações? Graças às performances/danças herdadas de seus antepassados ou trazidas pelos ascendentes africanos (p. 135). Partindo dos pressupostos do filósofo congolês Bunseki Fu-Kiau sobre o conceito de performance (as ações de “batucar”, “cantar” e “dançar”), foram propostas investigações corporais integrando princípios de movimento (como as batidas de pés, a semiflexão dos, joelhos, a busca pelo chão e a mobilidade da pélvis) com danças afrodiaspóricas: como sagradas, as danças dos orixás; como urbanas, o frevo, o funk, o brega-funk e o reggaetón; como dança de salão, o brega pernambucano. Meu principal objetivo como docente foi repensar o ensino de uma disciplina de caráter inicialmente técnico/prático sob uma perspectiva metodológica antirracista, baseada principalmente na Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 2002) e da Pedagogia das Encruzilhadas (RUFINO, 2019). Saravá! Sobre corpos pretos, urbanos e periféricos foi o nome dado a mostra de trabalhos de encerramento da disciplina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID7573_TB3162_04102023201903.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ROBERTO DO NASCIMENTO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTO"
    "autor_email" => "jose.rnascimentojr@ufpe.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho se configura como um relato de uma experiência artística e docente realizada no curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pernambuco – PE, semestre letivo 2022.1, entre julho e setembro de 2022. Ao assumir a docência do componente curricular Oficina de Dança 5, disciplina obrigatório para discentes do 5o período na qual estiveram matriculados doze discentes, propus um caminho teórico-metodológico a partir do que indicava inicialmente sua ementa: “uma introdução ao estudo dos fundamentos de proposições corporais específicas, tais como danças étnicas, danças sagradas, danças de salão, danças urbanas, entre outras”. Foram trazidas a nossos corpos provocações reverberadas a partir da leitura norteadora e das discussões do texto “BATUCAR – CANTAR – DANÇAR: desenho das performances africanas no Brasil” (LIGIÉRO, 2011). Questionamos: como foi possível no Brasil o desenvolvimento de tantas danças que utilizam a descontinuidade no uso do torso em requebros, remelexos, gingas, negaceias, rebolados e outras variações? Graças às performances/danças herdadas de seus antepassados ou trazidas pelos ascendentes africanos (p. 135). Partindo dos pressupostos do filósofo congolês Bunseki Fu-Kiau sobre o conceito de performance (as ações de “batucar”, “cantar” e “dançar”), foram propostas investigações corporais integrando princípios de movimento (como as batidas de pés, a semiflexão dos, joelhos, a busca pelo chão e a mobilidade da pélvis) com danças afrodiaspóricas: como sagradas, as danças dos orixás; como urbanas, o frevo, o funk, o brega-funk e o reggaetón; como dança de salão, o brega pernambucano. Meu principal objetivo como docente foi repensar o ensino de uma disciplina de caráter inicialmente técnico/prático sob uma perspectiva metodológica antirracista, baseada principalmente na Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 2002) e da Pedagogia das Encruzilhadas (RUFINO, 2019). Saravá! Sobre corpos pretos, urbanos e periféricos foi o nome dado a mostra de trabalhos de encerramento da disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.