Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVA DE EXPERIÊNCIA NO ABRIL INDÍGENA NA ESCOLA FRANCISCO ERNESTO DO REGO: AÇÃO EDUCATIVA ATRAVÉS DO PROGRAMA DE BOLSA E INICIAÇÃO A DOCÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97609
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3933
    "inscrito_id" => 12991
    "titulo" => "NARRATIVA DE EXPERIÊNCIA NO ABRIL INDÍGENA NA ESCOLA FRANCISCO ERNESTO DO REGO: AÇÃO EDUCATIVA ATRAVÉS DO PROGRAMA DE BOLSA E INICIAÇÃO A DOCÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho pretende discorrer o relato de vivência e experiência sobre a temática do abril indígena realizada no minicurso. Povos tradicionais Paraibanos, Cultura, Resistência e Direitos. Ocorrida na escola estadual Francisco Ernesto do Rêgo, localizada no município de Queimadas - PB, pelo programa de Bolsa e Iniciação à Docência, PIBID. Essa atividade educativa, encarregou-se de apresentar as experiências sobre o devido minicurso acontecido em sala de aula com o assunto exposto sobre as pautas dos povos tradicionais no nordeste paraibano, em especial os povos da etnia Tabajara e Potiguara. Na qual, apontamos problematizações inseridas sobre as políticas educacionais e a diversidade da cultura dos povos mencionados. Na elaboração do recorte deste minicurso, houve como embasamento e orientação teórica o auxílio de cartilhas e artigos. Contando com a colaboração do aplicativo Canva que disponibilizou a montagem de slides para a realização desta atividade. Portanto, esse minicurso foi realizado no período vespertino na escola mencionada, e teve a obtenção de resultados a participação dos discentes e levantado em questão o significado do que é ser indígena e suas práticas culturais e como se torna uma atividade desafiadora na sociedade no nordeste paraibano. Apresentada para os indivíduos ouvintes presentes dessa instituição escolar, contendo os temas abordados sobre cultura e políticas educacionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12991_TB3933_30092023100414.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYSE EVELEM ALVES DELFINO"
    "autor_nome_curto" => "THAYSE"
    "autor_email" => "thayse.delfino@aluno.uepb"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97609
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3933
    "inscrito_id" => 12991
    "titulo" => "NARRATIVA DE EXPERIÊNCIA NO ABRIL INDÍGENA NA ESCOLA FRANCISCO ERNESTO DO REGO: AÇÃO EDUCATIVA ATRAVÉS DO PROGRAMA DE BOLSA E INICIAÇÃO A DOCÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho pretende discorrer o relato de vivência e experiência sobre a temática do abril indígena realizada no minicurso. Povos tradicionais Paraibanos, Cultura, Resistência e Direitos. Ocorrida na escola estadual Francisco Ernesto do Rêgo, localizada no município de Queimadas - PB, pelo programa de Bolsa e Iniciação à Docência, PIBID. Essa atividade educativa, encarregou-se de apresentar as experiências sobre o devido minicurso acontecido em sala de aula com o assunto exposto sobre as pautas dos povos tradicionais no nordeste paraibano, em especial os povos da etnia Tabajara e Potiguara. Na qual, apontamos problematizações inseridas sobre as políticas educacionais e a diversidade da cultura dos povos mencionados. Na elaboração do recorte deste minicurso, houve como embasamento e orientação teórica o auxílio de cartilhas e artigos. Contando com a colaboração do aplicativo Canva que disponibilizou a montagem de slides para a realização desta atividade. Portanto, esse minicurso foi realizado no período vespertino na escola mencionada, e teve a obtenção de resultados a participação dos discentes e levantado em questão o significado do que é ser indígena e suas práticas culturais e como se torna uma atividade desafiadora na sociedade no nordeste paraibano. Apresentada para os indivíduos ouvintes presentes dessa instituição escolar, contendo os temas abordados sobre cultura e políticas educacionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12991_TB3933_30092023100414.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYSE EVELEM ALVES DELFINO"
    "autor_nome_curto" => "THAYSE"
    "autor_email" => "thayse.delfino@aluno.uepb"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho pretende discorrer o relato de vivência e experiência sobre a temática do abril indígena realizada no minicurso. Povos tradicionais Paraibanos, Cultura, Resistência e Direitos. Ocorrida na escola estadual Francisco Ernesto do Rêgo, localizada no município de Queimadas - PB, pelo programa de Bolsa e Iniciação à Docência, PIBID. Essa atividade educativa, encarregou-se de apresentar as experiências sobre o devido minicurso acontecido em sala de aula com o assunto exposto sobre as pautas dos povos tradicionais no nordeste paraibano, em especial os povos da etnia Tabajara e Potiguara. Na qual, apontamos problematizações inseridas sobre as políticas educacionais e a diversidade da cultura dos povos mencionados. Na elaboração do recorte deste minicurso, houve como embasamento e orientação teórica o auxílio de cartilhas e artigos. Contando com a colaboração do aplicativo Canva que disponibilizou a montagem de slides para a realização desta atividade. Portanto, esse minicurso foi realizado no período vespertino na escola mencionada, e teve a obtenção de resultados a participação dos discentes e levantado em questão o significado do que é ser indígena e suas práticas culturais e como se torna uma atividade desafiadora na sociedade no nordeste paraibano. Apresentada para os indivíduos ouvintes presentes dessa instituição escolar, contendo os temas abordados sobre cultura e políticas educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.