Este trabalho pretende discorrer o relato de vivência e experiência sobre a temática do abril indígena realizada no minicurso. Povos tradicionais Paraibanos, Cultura, Resistência e Direitos. Ocorrida na escola estadual Francisco Ernesto do Rêgo, localizada no município de Queimadas - PB, pelo programa de Bolsa e Iniciação à Docência, PIBID. Essa atividade educativa, encarregou-se de apresentar as experiências sobre o devido minicurso acontecido em sala de aula com o assunto exposto sobre as pautas dos povos tradicionais no nordeste paraibano, em especial os povos da etnia Tabajara e Potiguara. Na qual, apontamos problematizações inseridas sobre as políticas educacionais e a diversidade da cultura dos povos mencionados. Na elaboração do recorte deste minicurso, houve como embasamento e orientação teórica o auxílio de cartilhas e artigos. Contando com a colaboração do aplicativo Canva que disponibilizou a montagem de slides para a realização desta atividade. Portanto, esse minicurso foi realizado no período vespertino na escola mencionada, e teve a obtenção de resultados a participação dos discentes e levantado em questão o significado do que é ser indígena e suas práticas culturais e como se torna uma atividade desafiadora na sociedade no nordeste paraibano. Apresentada para os indivíduos ouvintes presentes dessa instituição escolar, contendo os temas abordados sobre cultura e políticas educacionais.