O estudo apresenta uma análise das percepções de estudantes de cursos de pós-graduação lato sensu sobre as dimensões de identidade, trabalho e formação docente de professores na Fundação Oswaldo Cruz. Com base nas contribuições de Paulo Freire, consideramos a prática docente como aquela construída por uma diversidade de saberes, a identidade docente como inspiração da reflexão sobre o ser docente e o seu compromisso como ser inacabado no mundo, e a formação docente como um processo continuo que requer conteúdos que contribuam para uma prática pedagógica crítica e transformadora (Freire, 2019). A partir de uma abordagem qualitativa e com fundamentos na pesquisa-ação participativa (Fals-Borda, 2015), foram realizados dois grupos focais com 24 estudantes vinculados a cursos de lato sensu, aplicando a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (Levèvre; Lefèvre, 2010) para as análises. Identificamos categorias específicas para cada dimensão analisada: Identidade docente (influência do contexto sociopolítico, compromisso com os serviços públicos de saúde, credibilidade e diversidade do ambiente institucional, experiência e prática docente), Trabalho docente (condições de trabalho precarizadas, diversidade de currículo) e Formação docente (necessidades e demandas sobre formação político-pedagógica, incorporação de tecnologias e metodologias ativas, perfil dos estudantes em transição e relações interpessoais diversas). Os resultados evidenciaram a influência do contexto sociopolítico e das diretrizes institucionais nos processos de ensino-aprendizagem, nos perfis dos estudantes, na organização do ensino e nas necessidades de formação dos docentes na pós-graduação, considerando a diversidade de experiências das unidades acadêmicas da instituição analisada. A percepção dos estudantes mostrou a convivência entre abordagens tradicionais e críticas do ensino; destacou os desafios relacionados à superação da tensão entre ensino e pesquisa com a necessidade de valorizar o ensino no lato sensu, a articulação entre teoria e prática nos processos de ensino-aprendizagem, bem como a necessidade de uma formação contextualizada no cenário sociopolítico do país.