Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS NA COMPREENSÃO SIGNIFICATIVA DA DISCIPLINA MATEMÁTICA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFMA CAMPUS CAXIAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96582
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2561
    "inscrito_id" => 14367
    "titulo" => "OS DESAFIOS NA COMPREENSÃO SIGNIFICATIVA DA DISCIPLINA MATEMÁTICA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFMA CAMPUS CAXIAS."
    "resumo" => "O presente estudo surgiu a partir de indagações acerca das dificuldades encontradas por estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA - Campus Caxias, em relação à disciplina de Matemática. O estudo aqui referido justifica-se porque muitos alunos possuem analfabetismo matemático, que pode ser percebido de diversas formas, incluindo a conotação negativa que os mesmos possuem em relação à disciplina. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar as razões que geram as dificuldades na disciplina por parte dos alunos e apontar possíveis soluções para os desafios encontrados na compreensão significativa da Matemática nos discentes, para que uma vez diagnosticado, possibilite a fomentação no processo de intervenção pedagógica através da instituição de ensino, como o desenvolvimento de ações quanto à esta realidade e a promoção de políticas educacionais que direcionem ou redirecionem, estabelecendo novos critérios avaliativos, para então, ter um maior alcance na tentativa de suprir e corrigir as faltas que ocasionam números tão baixos na formação destes alunos. Para alcançar tal objetivo, será realizada uma pesquisa-ação de caráter explicativo e através da análise de dados. Espera-se que dentre os resultados esperados estejam incluídos: conhecer a realidade atual dos alunos e apontar possíveis soluções a curto, médio e longo prazo para atender às necessidades dos alunos do Ensino Médio, que apresentam dificuldades no aprendizado de Matemática, especialmente os alunos do ensino médio técnico no Instituto IFMA, Campus Caxias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14367_TB2561_07112023152310.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVELLY VICTORY VIEIRA PINTO"
    "autor_nome_curto" => "EVELLY"
    "autor_email" => "vieirapintoevellyvictory@"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96582
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2561
    "inscrito_id" => 14367
    "titulo" => "OS DESAFIOS NA COMPREENSÃO SIGNIFICATIVA DA DISCIPLINA MATEMÁTICA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFMA CAMPUS CAXIAS."
    "resumo" => "O presente estudo surgiu a partir de indagações acerca das dificuldades encontradas por estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA - Campus Caxias, em relação à disciplina de Matemática. O estudo aqui referido justifica-se porque muitos alunos possuem analfabetismo matemático, que pode ser percebido de diversas formas, incluindo a conotação negativa que os mesmos possuem em relação à disciplina. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar as razões que geram as dificuldades na disciplina por parte dos alunos e apontar possíveis soluções para os desafios encontrados na compreensão significativa da Matemática nos discentes, para que uma vez diagnosticado, possibilite a fomentação no processo de intervenção pedagógica através da instituição de ensino, como o desenvolvimento de ações quanto à esta realidade e a promoção de políticas educacionais que direcionem ou redirecionem, estabelecendo novos critérios avaliativos, para então, ter um maior alcance na tentativa de suprir e corrigir as faltas que ocasionam números tão baixos na formação destes alunos. Para alcançar tal objetivo, será realizada uma pesquisa-ação de caráter explicativo e através da análise de dados. Espera-se que dentre os resultados esperados estejam incluídos: conhecer a realidade atual dos alunos e apontar possíveis soluções a curto, médio e longo prazo para atender às necessidades dos alunos do Ensino Médio, que apresentam dificuldades no aprendizado de Matemática, especialmente os alunos do ensino médio técnico no Instituto IFMA, Campus Caxias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14367_TB2561_07112023152310.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVELLY VICTORY VIEIRA PINTO"
    "autor_nome_curto" => "EVELLY"
    "autor_email" => "vieirapintoevellyvictory@"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo surgiu a partir de indagações acerca das dificuldades encontradas por estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA - Campus Caxias, em relação à disciplina de Matemática. O estudo aqui referido justifica-se porque muitos alunos possuem analfabetismo matemático, que pode ser percebido de diversas formas, incluindo a conotação negativa que os mesmos possuem em relação à disciplina. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar as razões que geram as dificuldades na disciplina por parte dos alunos e apontar possíveis soluções para os desafios encontrados na compreensão significativa da Matemática nos discentes, para que uma vez diagnosticado, possibilite a fomentação no processo de intervenção pedagógica através da instituição de ensino, como o desenvolvimento de ações quanto à esta realidade e a promoção de políticas educacionais que direcionem ou redirecionem, estabelecendo novos critérios avaliativos, para então, ter um maior alcance na tentativa de suprir e corrigir as faltas que ocasionam números tão baixos na formação destes alunos. Para alcançar tal objetivo, será realizada uma pesquisa-ação de caráter explicativo e através da análise de dados. Espera-se que dentre os resultados esperados estejam incluídos: conhecer a realidade atual dos alunos e apontar possíveis soluções a curto, médio e longo prazo para atender às necessidades dos alunos do Ensino Médio, que apresentam dificuldades no aprendizado de Matemática, especialmente os alunos do ensino médio técnico no Instituto IFMA, Campus Caxias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.