O presente estudo surgiu a partir de indagações acerca das dificuldades encontradas por estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA - Campus Caxias, em relação à disciplina de Matemática. O estudo aqui referido justifica-se porque muitos alunos possuem analfabetismo matemático, que pode ser percebido de diversas formas, incluindo a conotação negativa que os mesmos possuem em relação à disciplina. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar as razões que geram as dificuldades na disciplina por parte dos alunos e apontar possíveis soluções para os desafios encontrados na compreensão significativa da Matemática nos discentes, para que uma vez diagnosticado, possibilite a fomentação no processo de intervenção pedagógica através da instituição de ensino, como o desenvolvimento de ações quanto à esta realidade e a promoção de políticas educacionais que direcionem ou redirecionem, estabelecendo novos critérios avaliativos, para então, ter um maior alcance na tentativa de suprir e corrigir as faltas que ocasionam números tão baixos na formação destes alunos. Para alcançar tal objetivo, será realizada uma pesquisa-ação de caráter explicativo e através da análise de dados. Espera-se que dentre os resultados esperados estejam incluídos: conhecer a realidade atual dos alunos e apontar possíveis soluções a curto, médio e longo prazo para atender às necessidades dos alunos do Ensino Médio, que apresentam dificuldades no aprendizado de Matemática, especialmente os alunos do ensino médio técnico no Instituto IFMA, Campus Caxias.