DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE (CES/UFCG).
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99382 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6227 "inscrito_id" => 18063 "titulo" => "DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE (CES/UFCG)." "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência desenvolvido junto ao Programa de Monitoria Inclusiva da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O referido programa é vinculado ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), que atende estudantes com deficiência, transtornos de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação do Centro de Educação e Saúde (CES/UFCG). A experiência envolve o trabalho coletivo realizado pelos Núcleos de Serviço Social e Psicologia em colaboração com uma estudante com deficiência visual do curso de bacharelado em Nutrição, seus monitores, orientadora e colaboradores. Após os atendimentos realizados pelos núcleos profissionais, leituras bibliográficas, aproximação com o cotidiano acadêmico da estudante, buscou-se desenvolver o diálogo com o objetivo de traçar estratégias metodológicas para serem desenvolvidas durante o período de vigência do Edital NAI/PRAC Nº 001/2022. Entre as estratégias destacam-se: 1) O processo de escuta profissional dos envolvidos, que possibilitou conhecer as principais dificuldades enfrentadas no processo de ensino - aprendizagem no contexto universitário; 2) Orientações e atendimentos individualizados com a estudante, monitores e familiares; 3) Estímulo ao uso de audiodescrição e recursos tecnológicos nas atividades acadêmicas; 4) Participação em vídeos educativos do NAI/UFCG, entre outras. As inquietações que resultaram neste relato de experiência iniciaram-se a partir dos estudos e do diálogo coletivo e colaborativo, que identificaram a necessidade de ampliar o debate e socializar as experiências vivenciadas neste período. Para coleta dos dados, foram utilizados os relatórios de atividades do programa de monitoria inclusiva, relatórios de atendimentos dos núcleos de Psicologia e Serviço Social e registros profissionais do (NAI). Considerando o crescente aumento no ingresso de estudantes com deficiência no ensino superior, torna-se cada vez mais urgente o diálogo sobre a temática da educação inclusiva na tentativa da desconstrução das barreiras existentes e promoção de uma cultura mais inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID18063_TB6227_04102023225659.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILSON GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Jailson" "autor_email" => "jailsongomesdesouza@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99382 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6227 "inscrito_id" => 18063 "titulo" => "DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE (CES/UFCG)." "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência desenvolvido junto ao Programa de Monitoria Inclusiva da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O referido programa é vinculado ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), que atende estudantes com deficiência, transtornos de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação do Centro de Educação e Saúde (CES/UFCG). A experiência envolve o trabalho coletivo realizado pelos Núcleos de Serviço Social e Psicologia em colaboração com uma estudante com deficiência visual do curso de bacharelado em Nutrição, seus monitores, orientadora e colaboradores. Após os atendimentos realizados pelos núcleos profissionais, leituras bibliográficas, aproximação com o cotidiano acadêmico da estudante, buscou-se desenvolver o diálogo com o objetivo de traçar estratégias metodológicas para serem desenvolvidas durante o período de vigência do Edital NAI/PRAC Nº 001/2022. Entre as estratégias destacam-se: 1) O processo de escuta profissional dos envolvidos, que possibilitou conhecer as principais dificuldades enfrentadas no processo de ensino - aprendizagem no contexto universitário; 2) Orientações e atendimentos individualizados com a estudante, monitores e familiares; 3) Estímulo ao uso de audiodescrição e recursos tecnológicos nas atividades acadêmicas; 4) Participação em vídeos educativos do NAI/UFCG, entre outras. As inquietações que resultaram neste relato de experiência iniciaram-se a partir dos estudos e do diálogo coletivo e colaborativo, que identificaram a necessidade de ampliar o debate e socializar as experiências vivenciadas neste período. Para coleta dos dados, foram utilizados os relatórios de atividades do programa de monitoria inclusiva, relatórios de atendimentos dos núcleos de Psicologia e Serviço Social e registros profissionais do (NAI). Considerando o crescente aumento no ingresso de estudantes com deficiência no ensino superior, torna-se cada vez mais urgente o diálogo sobre a temática da educação inclusiva na tentativa da desconstrução das barreiras existentes e promoção de uma cultura mais inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID18063_TB6227_04102023225659.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILSON GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Jailson" "autor_email" => "jailsongomesdesouza@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }