Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO CEARÁ COMO CAMPO DE POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A formação de professores constitui-se em uma questão central no campo das discussões sobre a Educação brasileira. Libâneo (2015) ocupou-se dessa questão apontando a dissociação entre conhecimentos disciplinares e os pedagógicos como uma das principais dificuldades enfrentadas na formação profissional de professores. Neste trabalho, meu objetivo consiste em refletir sobre algumas experiências nas quais atuei como formador de professores, especificamente em escolas de ensino médio da rede pública no interior do estado do Ceará. Construo, portanto, um relato de experiências para dar tonalidade a observações acerca de formações que realizei no contexto de retorno ao ensino presencial no período pós pandemia no Ceará. Em fevereiro de 2022, realizei uma formação sobre a temática Interdisciplinaridade, atendendo à solicitação de uma Diretora escolar que pretendia mobilizar o assunto entre os professores no contexto de implementação do Novo Ensino Médio. Os professores presentes evidenciaram interesse pela discussão, apresentando suas dificuldades em operacionalizar o trabalho pedagógico a partir de uma perspectiva interdisciplinar, transdisciplinar ou multidisciplinar. A despeito de considerar os professores incapacitados diante dos desafios contemporâneos impostos à formação inicial e continuada e à escola pública, cabe refletir sobre como as políticas educacionais são articuladas no interior das escolas, nas salas de aula e na formação docente. A ansiedade sobre o “como fazer” é uma das principais demandas apresentadas pelos professores, sobretudo quando o tema envolve algo que é considerado como “novidade”. Por certo, não existe uma receita pronta quando falamos em trabalho pedagógico. O que é possível apresentar são modos de pensar que resultam de experimentos epistemológicos, que são ao mesmo tempo pedagógicos e didáticos. Meus experimentos formativos têm demonstrado que é possível investir em modos de pensar/atuar que possam unir teoria e prática, didática e conteúdo, seja com professores, seja com alunos na sala de aula.

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