O presente trabalho tem por ideia central abordar a importância da Educação Inclusiva para um desenvolvimento educacional mais colaborativo e eficaz, pois sabemos que um dos maiores desafios do sistema educacional brasileiro é proporcionar uma educação voltada para atender as necessidades Educacionais Especiais dos alunos em nossas escolas públicas. Ressaltamos ainda, a instituição escolar enquanto um espaço essencial para o desenvolvimento das competências cognitivas e sociais de cada indivíduo, incluindo a todos, independente de suas limitações e dificuldades, de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais ou linguísticas, entendo assim, o conceito de inclusão. Embasados em grandes autores como Damiane (2022) e Aguiar (2022) que defendem a importância do trabalho colaborativo no ambiente escolar, este artigo intenta relatar uma experiência ocorrida em uma escola pública no interior do Rio Grande do Norte, através de uma pesquisa qualitativa e de observação, apoiados em aplicação de atividades e palestras voltadas a conscientização e ao conhecimento, levamos a momentos de reflexão que possibilitaram aos demais alunos da instituição a percepção do diferente, a aprender a conviver, a respeitar e a compreender as diferenças de cada um, assim como defende Gomes (2014). Ao realizarmos todas as etapas deste relato de experiência percebemos a importância do profissional de educação especial e de sua atuação junto ao corpo docente e discente para que haja de fato uma educação inclusiva e igualitária, assim como nos asseguram os documentos oficiais.