Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ECOJANGO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Em 2017, foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a década do oceano, que visa destacar de 2021 a 2030 o compromisso da sustentabilidade com foco no ODS 14, ressaltando a necessidade de se propagar ações que minimizem a poluição plástica nestes ambientes. No âmbito escolar, tal problemática deve ser abordada de maneira a sensibilizar e formar cidadãos que apoiem a causa, podendo ser realizado através do desenvolvimento do conhecimento científico, a partir do conhecimento prévio e social de cada indivíduo. Para que isto ocorra, faz-se necessário que a educação ambiental esteja inserida de forma habitual na educação de crianças e jovens, para que eles percebam sua importância no cotidiano. Tendo em vista tal necessidade, surgiu a “EcoJango”, disciplina eletiva construída entre as matérias de química e biologia, juntamente com o projeto institucional da UFPB de extensão chamado Mares sem Plástico. Este trabalho teve como objetivo abordar a química do plástico, seus efeitos na natureza e soluções para a poluição plástica, tendo como foco o ambiente marinho e costeiro, para alunos do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio. Foram realizadas atividades teóricas e práticas, assim como visitas técnicas e produção de material de cunho científico, tais como, oficina de produção de materiais biodegradáveis, criação de material de divulgação sobre os impactos do plástico, visitação na UFPB para conhecer linhas de pesquisa realizadas por estudantes de graduação e pós-graduação no Laboratório de Estudos em Química Ambiental, na temática estudada. Todos os materiais produzidos foram expostos e explicados para a comunidade escolar em uma culminância realizada pela turma.

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