O educando é um sujeito em constante construção, a compreensão ou falta dela é resposta às suas escolhas inerentes ao espaço escolar, é o que chamamos de responsividade. Nesse contexto, a constante interação entre professor e aluno na aula de Língua Portuguesa torna-se necessária para a consolidação de uma aprendizagem significativa. Adotar à concepção dialógica como aporte para às aulas de Língua Portuguesa é oportunizar aos alunos a expressarem-se de forma reflexiva e crítica diante da atual conjuntura. Este artigo tem como objetivo analisar os impactos na aprendizagem dos alunos a partir da utilização da concepção dialógica proposta pelo Documento Curricular Referencial do Ceará – DCRC nas aulas de Língua Portuguesa na turma do 9º ano (Anos finais) da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professora Maria Isolaína Fernandes Gonçalves. Buscamos aporte teórico em Bakhtin (2022), Mantesio (2007), Sobral (2009), Antunes (2003), Geraldi (2013) e Bandeira (2017). No que concerne ao corpus deste estudo, recorremos a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) e Documento Curricular Referencial do Ceará – DCRC (2019). Tendo como abordagem qualitativa, esta pesquisa é do tipo bibliográfica e documental de caráter explicativo. Em um primeiro momento, será mediada uma sequência didática que foi elaborada alicerçada na concepção dialógica. Em um segundo momento, será realizada uma avaliação pelo professor com o objetivo de compreender o impacto na aprendizagem dos educandos. Os resultados preliminares desta pesquisa em andamento apontam que a utilização da concepção dialógica nas aulas de Língua Portuguesa melhora significativamente a aprendizagem dos alunos no que concerne à leitura crítica, oralidade e produção textual. Ademais, o presente estudo apresenta como resultado a proposição de uma sequência didática elaborada alicerçada na concepção dialógica para ser utilizada nas aulas de Língua Portuguesa do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.