Sabe que o processo de alfabetização e letramento em nosso país é uma temática cada vez mais discutida e destacada, na maioria das vezes, como algo preocupante, pois o número de analfabetos ainda é alarmante. Além do mais, existem aquelas pessoas que são tidas como alfabetizadas, mas que infelizmente não possuem a habilidade de uso da leitura e da escrita em práticas sociais, apenas decodificam textos sem compreender o real sentido do exposto. Diante disso, esse trabalho de pesquisa é fruto de uma atividade pedagógica, desenvolvida no componente curricular denominado Alfabetização, do curso de Pedagogia, no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III da UFPB. Tal estudo teve como objetivo central proporcionar vivências de leitura e escrita a crianças ou adultos que ainda estão em processo de alfabetização, mas, como não tive a oportunidade de realizar com mais de um aprendiz, desenvolvi a atividade com uma criança de 10 anos, estudante do 4° ano, da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, localizada no município de Nova Cruz, Rio Grande do Norte. O embasamento teórico se deu a partir da perspectiva interacionista, conforme posto por Vygotsky. Assim como também foram abordadas concepções de leitura de Junqueira. Posto isso, o desenvolvimento prático da atividade se deu a partir da leitura de uma crônica, acompanhada de perguntas baseadas em estratégias de leituras interacionistas, as quais foram desenvolvidas junto à criança, e me possibilitaram perceber que quando se passa confiança ao aprendiz e considera seu repertório de conhecimento, o ensino-aprendizagem se torna leve e repleto de significados, tornando uma aprendizagem significativa para ambos os envolvidos.