RESUMO O projeto de pesquisa intitulado “Eu me vejo, Eu me levanto: o processo de implementação das leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 no IFRN Campus Mossoró” tem como objetivo investigar o processo de implementação das leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRN/Campus Mossoró. Por meio de uma abordagem de pesquisa-ação, serão analisadas as práticas pedagógicas voltadas para a educação das relações étnico-raciais nesse campus, visando o cumprimento efetivo das leis que estabelecem o ensino obrigatório de cultura africana, afro-brasileira e indígena nos currículos escolares. O objetivo principal é compreender as experiências pedagógicas que buscam promover a equidade racial no contexto educacional, embasadas na implementação dessas leis. Essas leis têm desempenhado um papel significativo nas políticas educacionais, incentivando as instituições de ensino a refletir sobre suas práticas pedagógicas e reconhecer as diferenças resultantes do processo de formação do povo brasileiro. Assim, este projeto de pesquisa-ação busca identificar os desafios enfrentados na incorporação dessas leis como elementos estruturadores dos componentes curriculares, por meio do estudo da legislação, do Projeto Político-Pedagógico (PPP), das orientações curriculares e das práticas pedagógicas em andamento no Campus Mossoró. Os resultados esperados contribuirão para aprimorar as políticas educacionais relacionadas às relações étnico-raciais, enfatizando a importância de promover a equidade racial no ambiente escolar e fornecendo subsídios para aperfeiçoar as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de cultura africana, afro-brasileira e indígena.