OS DESAFIOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA RETOMADA DAS AULAS NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID 19 Márcia Gabriela Rodrigues da Costa 1 Karla Eveline Barata de Carvalho 2 RESUMO As mudanças ocorridas no cenário mundial provocadas pelo Coronavírus - Covid-19 trouxeram diversos impactos a vários cenários no mundo, dentre eles o da Educação. A situação imposta pela Pandemia colocou a Educação em prova, visto que mudanças substanciais ocorreram para que o ensino não parasse. Escolas iniciaram o processo de ensino remoto, com a utilização de recursos tecnológicos, e isso trouxe para alguns um distanciamento maior da aprendizagem, causando ainda mais uma desigualdade entre os estudantes. Com isso, trazemos neste artigo uma reflexão sobre o processo de formação continuada de professores da rede municipal de Fortaleza, no momento pós pandêmico. Algumas referências bibliográficas Tardif (2000), Freire (2007; 2019) e Martins (2007), foram revisitadas para contextualizar a temática na tentativa de responder algumas reflexões que permeiam o contexto formativo atual. Com relação à formação de professores convém algumas reflexões tais como: que necessidades se sobressaem nas nossas salas de aula? O foco das formações deve ser no intuito de minimizar o déficit de aprendizagem resultante da pandemia? Devemos enfatizar a formação técnica com relação à utilização de recursos tecnológicos? Ou será que devemos ressaltar a importância do desenvolvimento das competências sócio-emocionais, pois crianças e jovens têm demonstrado maior dificuldade no convívio e nas relações interpessoais com a comunidade escolar? Diante dessas questões , necessitamos traçar novas estratégias que qualifiquem o processo formativo, no qual professores e alunos sejam protagonistas e tenham condições de se desenvolver de forma integral.