A Educação Infantil, vem superando o seu carácter assistencialista, ao longo do tempo, e se firmando como parte do processo pedagógico das instituições de Educação Básico. No entanto, ainda há muito o que avançar nas discussões e estudo sobre o tema. Em vista disso, este estudo visa investigar uma proposta de possibilidades didáticas perante acontecimentos na rotina da Educação Infantil, assim como caminhar rumo ao desenvolvimento da práxis educativa que assume o ensino desenvolvente como instrumento de trabalho educativo nas condições atuais da Educação Infantil. Esse caminho tem como principal reflexão a busca pela compreensão do papel e da importância que a Educação Infantil no processo de formação da criança, a partir das contribuições da teoria histórico-crítica como apoio teórico e metodológico para afirmar a finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança da Educação Infantil como versa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Para tanto, a partir dos fundamentos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica, da Psicologia Histórico-Cultural, defende-se a função social da escola e do professor de Educação Infantil, bem como proposições didáticas para buscam o pleno desenvolvimento da criança, a fim de propor sentido e significado para o aprender o estabelecido e propor novas expressões educacionais. Os resultados encontrados apontam práticas que respeitam as características dessa etapa, bem como, a criança como sujeito ativo, capaz e de direitos, tomando notória a importância e o real papel das escolas de Educação Infantil.