O ESTÁGIO (NÃO) OBRIGATÓRIO COMO FONTE DE VIVÊNCIAS E DESCOBERTAS DENTRO DA PEDAGOGIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100135 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7233 "inscrito_id" => 15783 "titulo" => "O ESTÁGIO (NÃO) OBRIGATÓRIO COMO FONTE DE VIVÊNCIAS E DESCOBERTAS DENTRO DA PEDAGOGIA" "resumo" => "Este trabalho relata a realização do estágio obrigatório da docência em educação infantil realizado simultaneamente com outro estágio não obrigatório com duração de nove meses feito na escola particular - Centro Educacional Primeira Infância (CEPI). Observar o processo de organização e planejamento na realização do estágio, além de ser uma exigência curricular, é um meio pelo qual o aluno estabelece contato com as instituições de ensino, assim obtendo não somente o fator teórico da disciplina, mas tendo a possibilidade de adquirir experiências e vivências que enriqueçam a formação do graduando, conforme Felício; Oliveira (2008), Pimenta (2005). Outrossim, possibilita ao discente a oportunidade de avaliar as possíveis tomadas de decisão referentes a carreira que deseja seguir dentro da pedagogia. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários semiestruturados que buscavam entender o funcionamento do processo de organização e planejamento da instituição. Os dados obtidos nas entrevistas, em diálogo com a literatura pesquisada, mostram divergências entre prática escolar e concepção de educação da instituição. O pensar e refletir acerca das vivências no estágio proporcionou um olhar escolar a partir do pensamento crítico, não somente para escola, mas acerca do que desenvolvi durante o período de 9 meses de estágio não obrigatório. Tal experiência permitiu enxergar a realidade escolar como a realização prática da teoria vivida na academia, e diferenciar as falas emocionadas das falas verídicas, criar hipóteses e evidenciar fatos. Assim, o estágio torna-se o momento para o autoconhecimento e encontro do aluno dentro da pedagogia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15783_TB7233_03072023153407.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSY SOUSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GESSY" "autor_email" => "gstrocolis@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100135 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7233 "inscrito_id" => 15783 "titulo" => "O ESTÁGIO (NÃO) OBRIGATÓRIO COMO FONTE DE VIVÊNCIAS E DESCOBERTAS DENTRO DA PEDAGOGIA" "resumo" => "Este trabalho relata a realização do estágio obrigatório da docência em educação infantil realizado simultaneamente com outro estágio não obrigatório com duração de nove meses feito na escola particular - Centro Educacional Primeira Infância (CEPI). Observar o processo de organização e planejamento na realização do estágio, além de ser uma exigência curricular, é um meio pelo qual o aluno estabelece contato com as instituições de ensino, assim obtendo não somente o fator teórico da disciplina, mas tendo a possibilidade de adquirir experiências e vivências que enriqueçam a formação do graduando, conforme Felício; Oliveira (2008), Pimenta (2005). Outrossim, possibilita ao discente a oportunidade de avaliar as possíveis tomadas de decisão referentes a carreira que deseja seguir dentro da pedagogia. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários semiestruturados que buscavam entender o funcionamento do processo de organização e planejamento da instituição. Os dados obtidos nas entrevistas, em diálogo com a literatura pesquisada, mostram divergências entre prática escolar e concepção de educação da instituição. O pensar e refletir acerca das vivências no estágio proporcionou um olhar escolar a partir do pensamento crítico, não somente para escola, mas acerca do que desenvolvi durante o período de 9 meses de estágio não obrigatório. Tal experiência permitiu enxergar a realidade escolar como a realização prática da teoria vivida na academia, e diferenciar as falas emocionadas das falas verídicas, criar hipóteses e evidenciar fatos. Assim, o estágio torna-se o momento para o autoconhecimento e encontro do aluno dentro da pedagogia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15783_TB7233_03072023153407.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSY SOUSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GESSY" "autor_email" => "gstrocolis@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }