É nos espaços escolares onde convergem ações iniciais para proporcionar a sensibilização acerca da importância da geração de energias limpas dentro do contexto social do educando. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é analisar as contribuições para aprendizagem significativa sobre Energias Renováveis por meio da utilização de maquetes dentro da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa traz um recorte de uma experiência de confecção e utilização de maquetes sobre o tema “Energias Renováveis” durante uma feira de ciências desenvolvida pelos residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFDPar. As maquetes foram produzidas por alunos do nono ano do ensino fundamental, com o auxílio dos residentes do PRP na escola-campo do programa. Como base para a pesquisa utilizou-se a Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica (TASC) de Marco Antonio Moreira. A metodologia leva em consideração o enfoque CTSA, de caráter qualitativo, desenvolvida no contexto do Ensino Fundamental da escola-campo do PRP. As observações feitas pelos residentes, durante a construção e apresentação das maquetes na Feira de Ciências, foram utilizadas como instrumentos de coleta de dados. Os resultados mostraram indicadores significativos de aprendizagem, que se refletiram por meio da interação e empenho dos alunos desde a elaboração até a apresentação das maquetes na feira, destacando a criticidade dos agentes envolvidos com relação às energias renováveis. Conclui-se que esta abordagem se mostrou fundamental no processo de aprendizagem dos alunos e na prática de ensino dos residentes em formação inicial.