CONCEPÇÕES SOBRE A FORMULAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E DO NOVO ENSINO MÉDIO: PERCURSOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101357 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9131 "inscrito_id" => 10948 "titulo" => "CONCEPÇÕES SOBRE A FORMULAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E DO NOVO ENSINO MÉDIO: PERCURSOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho busca apresentar o contexto da implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em paralelo a criação do Novo Ensino Médio, a luz dos pressupostos teóricos da política de currículo da educação básica pública. A pesquisa aqui proposta caracteriza-se como qualitativa, uma vez que as respostas aos questionamentos da investigação se dão a partir dos dados apurados pelas próprias situações estudadas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, uma vez que nos debruçaremos sobre as produções de teóricos da área de currículo, e que versem sobre o contexto da promulgação da nova base e da proposta no Novo Ensino Médio. Para a realização deste trabalho, foi levantado um referencial teórico com autores como Marsiglia et al. (2017); Gontijo (2016); Lima (2022); Moreno (2016) entre outros que versam sobre a BNCC e o Novo Ensino Médio e que serviram como base para as discussões propostas. Os principais resultados apontam que a nova base iniciou sua implementação debaixo de muitas críticas, principalmente no seu processo de formulação aquém do diálogo, sua formação centrada da profissionalização e currículo inflado de competências e habilidades que mais estimula a formação técnica do que a social, crítica e humanística. A flexibilização presente na maior parte da base não se mostrou eficaz com o Novo Ensino Médio, uma vez que limitações de recursos humanos, estrutura física e investimento tem limitado as ofertas de itinerários formativos aos alunos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10948_TB9131_20112023152338.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL COSTA DOURADO" "autor_nome_curto" => "GABRIEL DOURADO" "autor_email" => "ghabrielcostta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101357 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9131 "inscrito_id" => 10948 "titulo" => "CONCEPÇÕES SOBRE A FORMULAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E DO NOVO ENSINO MÉDIO: PERCURSOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho busca apresentar o contexto da implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em paralelo a criação do Novo Ensino Médio, a luz dos pressupostos teóricos da política de currículo da educação básica pública. A pesquisa aqui proposta caracteriza-se como qualitativa, uma vez que as respostas aos questionamentos da investigação se dão a partir dos dados apurados pelas próprias situações estudadas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, uma vez que nos debruçaremos sobre as produções de teóricos da área de currículo, e que versem sobre o contexto da promulgação da nova base e da proposta no Novo Ensino Médio. Para a realização deste trabalho, foi levantado um referencial teórico com autores como Marsiglia et al. (2017); Gontijo (2016); Lima (2022); Moreno (2016) entre outros que versam sobre a BNCC e o Novo Ensino Médio e que serviram como base para as discussões propostas. Os principais resultados apontam que a nova base iniciou sua implementação debaixo de muitas críticas, principalmente no seu processo de formulação aquém do diálogo, sua formação centrada da profissionalização e currículo inflado de competências e habilidades que mais estimula a formação técnica do que a social, crítica e humanística. A flexibilização presente na maior parte da base não se mostrou eficaz com o Novo Ensino Médio, uma vez que limitações de recursos humanos, estrutura física e investimento tem limitado as ofertas de itinerários formativos aos alunos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10948_TB9131_20112023152338.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL COSTA DOURADO" "autor_nome_curto" => "GABRIEL DOURADO" "autor_email" => "ghabrielcostta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }