O ensino de Ciências é de extrema importância para a compreensão da vida e dos fenômenos naturais, proporcionando aos discentes a capacidade de despertar a curiosidade e fomentar inquietações, porém, muitas vezes os conceitos utilizados são muito complexos e de difícil compreensão. No âmbito escolar, o ensino tradicional se dá somente pela transmissão e recepção de conteúdo, deixando os alunos desmotivados, com isso, os docentes tem o desafio de buscar metodologias de ensino que estimulem os estudantes no processo de ensino e aprendizagem de maneira mais dinâmica e criativa reforçando os conteúdos. Com a necessidade de métodos de ensino que estimulem os estudantes, os jogos didáticos podem ser usados como instrumento de ensino, que estimula de forma lúdica, tornando o uso do jogo indispensável para a construção do conhecimento do educando, pois, tem o potencial de promover o desenvolvimento da criatividade e socialização, despertando o interesse e a curiosidade no aluno que possibilita uma aprendizagem baseada na interativa lúdica significativa. O presente trabalho tem a proposta de implementação de jogos didáticos em aulas de ciências, que pode viabilizar ao estudante um meio para a construção do próprio conhecimento, por consistir em uma ferramenta instigante e por proporcionar a interação e disposição para a aprendizagem, pensando nisso, foi produzido um jogo da memória com ênfase no conteúdo ambiente e saúde e aplicado para alunos do 7 ano do ensino fundamental II. Considerando, assim, que o jogo da memória é uma alternativa viável que alcança o objetivo de construir a aprendizagem de forma lúdica, educativa e dinâmica que permitiu aos alunos uma evolução na sua aprendizagem, a partir de seus conhecimentos prévios, ampliando o que já sabia, e possibilitando a construção de novos saberes, é uma ferramenta facilitadora do ensino e aprendizagem.