A educação é um direito humano resguardado por lei para todos, independentemente de classe sociais, gênero, raça e afins. Esse direito está consolidado na Constituição Federal de 1988, onde é dever do Estado, da família e comunidade zelar pelo pleno desenvolvimento do indivíduo, incentivando a formação pessoal e social do cidadão, tornando-o apto para conviver na sociedade bem como, através da educação ter qualificação para o mercado de trabalho que é garantidor dos recursos para a sobrevivência humana, visto que é de conhecimento de todos que a falta desses recursos é um dos principais fatores que levam os indivíduos a cometerem delitos. O Presente trabalho teve como objetivo mostrar a relevância da educação de jovens e adultos no sistema prisional cearense e de como ela contribui de modo significativo no processo de ressocialização dos apenados, ofertando benefícios no âmbito social e coletivo. Para trabalhar o tema proposto foi utilizado uma pesquisa de revisão bibliográfica de cunho teórico qualitativo, elevando o pensamento de autores renomados nacional e internacionalmente com publicações em artigos, revistas, sites e livros, tais como Goffman e Foucault. A motivação desse trabalho é trazer esse tema aos olhos da comunidade a fim de despertar uma visão diferente em relação a educação prisional e com isso modificar a visão das pessoas que compõe a sociedade a terem um olhar mais humanizado para os que se encontram privados de liberdade. Por fim conclui-se que ela cumpre esse papel na sociedade, pois ela pode levar os apenados ao sucesso e sua falta pode ocasionar o fracasso deles.