Na sociedade atual, é fundamental que os professores criem um ambiente de aprendizagem significativo para os alunos, o que envolve o uso de metodologias diferenciadas, recursos digitais e espaços além da sala de aula. O objetivo é desenvolver competências que integrem a construção de conhecimento, o desenvolvimento de habilidades e a formação de atitudes e valores. A educação no século XXI busca proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem por meio de projetos, estratégias criativas e metodologias ativas. O foco está em utilizar metodologias para promover interatividade e ludicidade. Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado que trata da investigação sobre a contribuição da aprendizagem baseada em projetos (PBL, do inglês, Project Based-Learning) promovendo aprendizagem significativa crítica no ensino de química orgânica. A prática foi sustentada pela construção de um projeto de produção textual com temáticas variadas para construção de uma revista digital. A pesquisa foi aplicada em uma escola pública estadual de tempo integral do município de Vila Velha, participando dela 22 alunos de uma turma da terceira série do ensino médio. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Os dados foram coletados por meio de observações, diário de campo do professor/pesquisador, questionários, entrevistas do tipo grupo focal e produções dos alunos. A análise dos resultados foi conduzida sob a perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados da pesquisa apontam que, durante o desenvolvimento do projeto, foi possível aproximar o conteúdo da realidade dos alunos, permitindo que os mesmos atribuíssem significado ao mesmo.