Este artigo se materializa a partir de uma experiência de coordenação pedagógica com professores em exercício, a qual tive a oportunidade de vivenciar o cotidiano da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), nos seus processos de alfabetização e letramento, com o acompanhamento das atividades escolares em espaço formal e a partir da realização de entrevista com diferentes sujeitos que participam efetivamente deste processo. Nesse sentido, o objetivo é descrever as percepções sobre a contribuição da EJAI a partir dos diferentes sujeitos e olhares. A pesquisa tomou como referência empírica uma escola do Ciclo I da EJAI de uma cidade do interior da Paraíba. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por cinco estudantes, três professores, uma coordenadora pedagógica e uma gestora escolar. Trata-se de uma pesquisa guiada pela abordagem qualitativa, com produção de dados por meio de entrevistas semiestruturadas. Em toda a pesquisa, a abordagem teórica baseia-se, sobretudo, nos estudos de Paulo Freire entre outros que contribuem para ampliar as discussões sobre a temática. Pelos dados e análises realizadas, os resultados apontam para a necessidade de intensificação dos processos formativos, bem como pela urgência de ampliação da oferta qualificada principalmente no que se refere ao Ciclo I, que se ocupa com os processos de escolarização inicial no intuito de contribuir com a alfabetização e o letramento dos estudantes que tiveram o seu direito à educação negados na idade certa. Além disso, os dados apontam a necessidade de mais investimentos e implantação de políticas públicas que atendam às necessidades dos sujeitos envolvidos neste processo de escolarização.