O advento e a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação propiciaram integrar diferentes mídias, aliando recursos de vídeo, áudio, som, animação, texto, gráficos e outros. O objetivo deste trabalho é analisar o uso pedagógico desses recursos em processos educacionais significativos no ambiente educacional à distância em um colégio particular de Niterói. A literatura consultada sobre o tema forneceu contribuições significativas. Foram aplicados dois questionários: um para 100 alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio com faixa etária de 14 a 18 anos e outro para 10 professores. A análise mostrou que: as mídias mais utilizadas no processo ensino-aprendizagem foram materiais de internet e livros com conteúdo interativo, infinitas escolhas e possibilidades para fixação. Por ser um colégio particular, todos tem acesso à internet, 90% dos alunos usam este recurso para tirar dúvidas e obter conteúdos. Muitos professores relataram dificuldades em saber acessar esses conteúdos. Conclui-se que, apesar das dificuldades, o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem é uma realidade. O repertório de informações disponíveis nas mídias contribui com o docente na formação global dos alunos possibilitando gerar questionamentos, análise de narrativas e conectar ideias, levando-os a fazer relações e elaborações pessoais sobre sua visão da realidade.