ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CENTRO DE FORMAÇÃO DO MENOR CARMEN DE OLIVEIRA E SILVA, GRAVATÁ-PE
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9948 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 511 "inscrito_id" => 168 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CENTRO DE FORMAÇÃO DO MENOR CARMEN DE OLIVEIRA E SILVA, GRAVATÁ-PE" "resumo" => "A disciplina de estágio supervisionado tem como finalidade oportunizar aos futuros professores a convivência no ambiente escolar, a fim de potencializar suas habilidades e através da prática da licenciatura, minimizar as diversas dificuldades encontradas no exercício da profissão, dentre elas o desafio em repassar para os alunos do ensino básico ou pôr em prática o conhecimento que foi adquirido na academia. As atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - EADTec, Polo Gravatá, foram realizadas no Centro de Formação do Menor Carmen de Oliveira e Silva, com alunos do 5° ano, na zona rural do município. O graduando pôde observar as práticas e desafios docentes vivenciadas na escolar, podendo ressaltar, principalmente as dificuldades de aprendizagem dos alunos que diante do seu contexto social e familiar, nota-se que a maioria não são instigados a exercícios educacionais que fortaleça ou complemente o ensino formal, que diante da atual conjuntura educacional do Brasil é deficiente. Neste sentido o professor encontra-se diante de uma grande responsabilidade, que é a de proporcionar um ambiente escolar o mais proveitoso possível visando sanar as dificuldades dos alunos relacionadas à aprendizagem. A partir disso buscou-se obter a compreensão da dinâmica do processo ensino e aprendizagem, no sentido de utilizar métodos e técnicas, abordados na literatura como sendo Metodologias de Ensino, que possibilitassem motivação aos alunos a aprender a ler, escrever e refletir, e através da práxis educacional, elaborar práticas pedagógicas significativas na construção de agentes que possam contribuir com expressão para o meio em que vive. Durante a regência, buscou-se aproximar os conteúdos das matérias à realidade dos educandos, no intuito de favorecer um processo de ensino e aprendizagem contextualizado com seu cotidiano, pelo qual os alunos pudessem compreender que a escola não é algo dissociado do seu dia-a-dia. Durante a convivência em sala de aula pude notar que o exercício da docência necessita competência, para que o professor venha estimular o aluno, instigá-lo ao conhecimento, isso só é possível havendo dedicação profissional. Através do estágio pude ter consciência da importância de estarmos sempre nos atualizando buscando executar e desenvolver metodologias e estratégias, para alcançar um processo de ensino e aprendizagem que coopere para uma educação de qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EXPERIÊNCIA DOCENTE, METODOLOGIAS DE ENSNI" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_20_14_48_idinscrito_168_267073e3e909dec543ffc975afd39ab6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE LUIZ DE OLIVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUIZ OLIVEIRA" "autor_email" => "luiz.lpe@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9948 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 511 "inscrito_id" => 168 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CENTRO DE FORMAÇÃO DO MENOR CARMEN DE OLIVEIRA E SILVA, GRAVATÁ-PE" "resumo" => "A disciplina de estágio supervisionado tem como finalidade oportunizar aos futuros professores a convivência no ambiente escolar, a fim de potencializar suas habilidades e através da prática da licenciatura, minimizar as diversas dificuldades encontradas no exercício da profissão, dentre elas o desafio em repassar para os alunos do ensino básico ou pôr em prática o conhecimento que foi adquirido na academia. As atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - EADTec, Polo Gravatá, foram realizadas no Centro de Formação do Menor Carmen de Oliveira e Silva, com alunos do 5° ano, na zona rural do município. O graduando pôde observar as práticas e desafios docentes vivenciadas na escolar, podendo ressaltar, principalmente as dificuldades de aprendizagem dos alunos que diante do seu contexto social e familiar, nota-se que a maioria não são instigados a exercícios educacionais que fortaleça ou complemente o ensino formal, que diante da atual conjuntura educacional do Brasil é deficiente. Neste sentido o professor encontra-se diante de uma grande responsabilidade, que é a de proporcionar um ambiente escolar o mais proveitoso possível visando sanar as dificuldades dos alunos relacionadas à aprendizagem. A partir disso buscou-se obter a compreensão da dinâmica do processo ensino e aprendizagem, no sentido de utilizar métodos e técnicas, abordados na literatura como sendo Metodologias de Ensino, que possibilitassem motivação aos alunos a aprender a ler, escrever e refletir, e através da práxis educacional, elaborar práticas pedagógicas significativas na construção de agentes que possam contribuir com expressão para o meio em que vive. Durante a regência, buscou-se aproximar os conteúdos das matérias à realidade dos educandos, no intuito de favorecer um processo de ensino e aprendizagem contextualizado com seu cotidiano, pelo qual os alunos pudessem compreender que a escola não é algo dissociado do seu dia-a-dia. Durante a convivência em sala de aula pude notar que o exercício da docência necessita competência, para que o professor venha estimular o aluno, instigá-lo ao conhecimento, isso só é possível havendo dedicação profissional. Através do estágio pude ter consciência da importância de estarmos sempre nos atualizando buscando executar e desenvolver metodologias e estratégias, para alcançar um processo de ensino e aprendizagem que coopere para uma educação de qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EXPERIÊNCIA DOCENTE, METODOLOGIAS DE ENSNI" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_20_14_48_idinscrito_168_267073e3e909dec543ffc975afd39ab6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE LUIZ DE OLIVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUIZ OLIVEIRA" "autor_email" => "luiz.lpe@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }