Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CENTRO DE FORMAÇÃO DO MENOR CARMEN DE OLIVEIRA E SILVA, GRAVATÁ-PE

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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A disciplina de estágio supervisionado tem como finalidade oportunizar aos futuros professores a convivência no ambiente escolar, a fim de potencializar suas habilidades e através da prática da licenciatura, minimizar as diversas dificuldades encontradas no exercício da profissão, dentre elas o desafio em repassar para os alunos do ensino básico ou pôr em prática o conhecimento que foi adquirido na academia. As atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - EADTec, Polo Gravatá, foram realizadas no Centro de Formação do Menor Carmen de Oliveira e Silva, com alunos do 5° ano, na zona rural do município. O graduando pôde observar as práticas e desafios docentes vivenciadas na escolar, podendo ressaltar, principalmente as dificuldades de aprendizagem dos alunos que diante do seu contexto social e familiar, nota-se que a maioria não são instigados a exercícios educacionais que fortaleça ou complemente o ensino formal, que diante da atual conjuntura educacional do Brasil é deficiente. Neste sentido o professor encontra-se diante de uma grande responsabilidade, que é a de proporcionar um ambiente escolar o mais proveitoso possível visando sanar as dificuldades dos alunos relacionadas à aprendizagem. A partir disso buscou-se obter a compreensão da dinâmica do processo ensino e aprendizagem, no sentido de utilizar métodos e técnicas, abordados na literatura como sendo Metodologias de Ensino, que possibilitassem motivação aos alunos a aprender a ler, escrever e refletir, e através da práxis educacional, elaborar práticas pedagógicas significativas na construção de agentes que possam contribuir com expressão para o meio em que vive. Durante a regência, buscou-se aproximar os conteúdos das matérias à realidade dos educandos, no intuito de favorecer um processo de ensino e aprendizagem contextualizado com seu cotidiano, pelo qual os alunos pudessem compreender que a escola não é algo dissociado do seu dia-a-dia. Durante a convivência em sala de aula pude notar que o exercício da docência necessita competência, para que o professor venha estimular o aluno, instigá-lo ao conhecimento, isso só é possível havendo dedicação profissional. Através do estágio pude ter consciência da importância de estarmos sempre nos atualizando buscando executar e desenvolver metodologias e estratégias, para alcançar um processo de ensino e aprendizagem que coopere para uma educação de qualidade.

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